Cultura & Lazer Titulo
Nos EUA, 'fada' ajuda crianças da região
Por Do Diário do Grande ABC
25/09/2005 | 08:28
Compartilhar notícia


Uma brasileira de São Caetano, moradora nos Estados Unidos, é a fada madrinha de crianças carentes de Mauá, Santo André e São Bernardo. Joelma Nascimento fundou, preside e é voluntária da Books for Brazil – Fairy Godmother (Livros para o Brasil – Fada Madrinha). Seu objetivo é promover a literatura infantil entre crianças carentes, auxiliando-as no acesso a livros e cultura. A fada conseguiu, sem mágica e com boa vontade e doação, cerca de 900 livros para bibliotecas, hospitais e comunidades. Joelma espera atingir mil exemplares até o fim do ano e 5 mil no ano que vem.

"Decidi criar esta organização sem fins lucrativos depois de viver por seis anos em Boston, onde pude comparar o desenvolvimento infantil e o uso de livros na infância entre os dois países. Nos Estados Unidos, existe uma consciência bem sólida da importância dos livros para crianças desde seu nascimento", afirma Joelma.

Após estudar secretariado executivo em Santo André, ela formou-se em Administração de Empresas pela Fisher College, de Boston. "Vim de família humilde, sem acesso a livros e tive a oportunidade de conhecer uma realidade diferente. Acredito que nossas crianças merecem uma oportunidade melhor".

A Books for Brazil trabalha com contribuições financeiras e voluntárias de empresas, pessoas físicas e outras organizações de caridade. "Nós arrecadamos fundos para compra de livros novos, coletamos livros usados e distribuímos para as crianças pertencentes a famílias de baixa renda". São oferecidos quatro programas de promoção de leitura e conhecimento de literatura para crianças de 0 a 12 anos e distribuídos livros para instituições sem custo algum, com a condição de não haver cobrança para as crianças nem venda dos livros. "Contamos com ajuda de voluntários locais que dedicam parte de seu tempo na coordenação de distribuição de livros para que esse projeto se expanda para outras partes do país", diz. O site é www.booksforbrazil.org.

A primeira doação foi feita na favela do Jardim Mauá, em maio de 2004, em Mauá. O projeto se estendeu a Santo André e São Bernardo, e chegou ao Rio, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O Books for Brazil é uma das ações sob a égide do Viva Leitura, nome dado no país ao Ano Ibero-Americano da Leitura, com calendário de ações coordenadas por aqui pelos ministérios da Cultura e da Educação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;