Internacional Titulo
Grevistas protestam contra privatizaçao na India
Por Do Diário do Grande ABC
11/05/2000 | 10:22
Compartilhar notícia


Milhoes de indianos participam nesta quinta-feira de uma greve geral para protestar contra os projetos do governo de coalizao nacionalista no poder, que deseja realizar a privatizaçao dos transportes terrestres, aéreos e ferroviários.

``As cifras obtidas hoje sao muito animadoras', declarou o responsável da poderosa federaçao intersindical que convocou esta greve, Madhukar Pandhe.

``Achamos que este movimento de protesto mobilizou cerca de 20 milhoes de pessoas', acrescentou.

Os quatro partidos comunistas indianos, doze formaçoes políticas, 55 federaçoes industriais e seis sindicatos decidiram apoiar o movimento de protesto. Todos os grandes setores econômicos estao afetados pela paralisaçao, precisou Pandhe.

No Estado de Bengala-Oeste, sob administraçao comunista, os transportes aéreos e ferroviários foram particularmente afetados, e os vôos, como os trens, foram cancelados até sexta.

Em muitos outros Estados, os transportes por estrada estao parados.

Um porta-voz da polícia de Calcutá, capital de Bengala-Oeste, enfatizou que inúmeros trens estao bloquados nas estaçoes por manifestantes que invadiram as ferrovias.

Os grevistas protestam contra os projetos do governo que, segundo eles, visam ``entregar o país às multinacionais, a uma privatizaçao cega que deixa as indústrias em dificuldade e ameaça a criaçao de empregos para os desempregados'.

``É uma vergonha, existem 130 milhoes de desempregados para 400 milhoes de trabalhadores', estima o responsável dos sindicatos do país.

Os grevistas também protestam contra a recente decisao governamental de aumentar o preço dos combustíveis e suprimir as subvençoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;