Setecidades Titulo Levantamento
Mortes no trânsito caem pela metade em setembro

Grande ABC registrou nove vítimas fatais, 52,6% a menos do que no mesmo mês de 2019, antes da pandemia

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
22/10/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


Caiu pela metade o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito no Grande ABC na comparação de setembro de 2021 com o mesmo período de 2019, antes da pandemia. Foram registradas nove mortes no mês passado, contra 19 de dois anos atrás, recuo de 52,6%. Mesmo levando em consideração os dados de setembro de 2020, durante o período de maiores restrições ao comércio, quando a circulação de carros e motos foi nitadamente menor na região, houve redução de 40%, já que no último ano foram computados 15 óbitos em setembro. As informações constam no relatório do Infosiga, sistema gerido pelo governo do Estado, atualizado ontem.

Das nove mortes de setembro, seis foram de motociclistas, dois de passageiros ou condutores de automóveis e um era pedestre. A cidade da região com o maior número de óbitos foi São Bernardo, com cinco (dois motoqueiros, dois usuários de carros e um pedestre), seguida de Santo André e Mauá, com duas perdas de motociclistas em cada uma.

A redução registrada em setembro tem relação direta com a SNT (Semana Nacional do Trânsito), promovida pelo governo federal, Estado e municípios entre os dias 18 e 25 de setembro. A iniciativa disponibilizou diversas ações com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Em todas as cidades do Grande ABC foram montadas barreiras com distribuição de folders informativos e brindes, como antena corta linha para motoqueiros. Na Capital, a administração disponibilizou kits descartáveis de bafômetro para que os motoristas tivessem a chance de avaliar se estavam em condições de dirigir.

Mesmo que tenha registrado o maior número de mortes no trânsito do Grande ABC em setembro, São Bernardo comemora redução do indicador na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram sete vítimas fatais na cidade, queda de 29%. A Prefeitura garante que tem investido em campanhas educativa para melhorar as taxas.

“Nossas equipes têm investido em ações de conscientização para combater a violência no trânsito. Tais esforços na educação e fiscalização tem gerado uma queda contínua nos índices”, destacou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB). “Temos ainda um longo caminho pela frente. Nosso objetivo é não ter nenhum óbito. Por isso, para atingir este resultado seguiremos trabalhando no fortalecimento dessas ações”, completou o chefe do Executivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;