Memória Titulo Memória
Heróis trabalhadores

Estes são instantâneos de uma oficina mecânica da Vila Pires num momento crucial da transformação econômica de Santo André. Estávamos no início da década de 1950 e a cidade se preparava para a celebração do IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/05/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Quem titulou os operários da foto de heróis trabalhadores foi Aida Irene Bertone de Almeida, num intercâmbio com o blog Santo André Ontem e Hoje, da memorialista Claudia Ferreira. E Aida está certa.

Naquele tempo – por volta de 1952 – Santo André e o Grande ABC industrializavam-se e a mão de obra era gerada no chão da fábrica, sem a explosão dos cursos profissionalizantes que viriam.

Em sua maioria, os trabalhadores estavam trocando o campo pela cidade, a enxada pela graxa das indústrias automotivas. E tinham sonhos: crescer, formar famílias, se acostumarem com o urbano das novas grandes cidades que eram formadas, caso de Santo André.

A oficina em questão se chamava Mecânica Moderna e BC Estruturas. E Aida foi feliz em identificar os trabalhadores como heróis que fizeram parte do crescimento da cidade de Santo André.

À frente da oficina, três sócios, os irmãos Giordano Bruno Bertone (pai da Aida), José de Carvalho e João de Carvalho (seus tios).

Giordano, José e João são falecidos. Mas, quem foram eles? De onde vieram? O que fabricaram? Quem eram os seus clientes? Permaneceram em Santo André pelos anos seguintes? Colocamos essas questões para Aida de Almeida. Amanhã, o que ela respondeu.


Efeméride maior: os 63 anos do Diário 

Num dia 11 de maio como hoje, em 1958, circulava o número 1 do semanário News Seller, semente do Diário do Grande ABC. Edição a edição, o Diário jamais parou.

Diário há meio século

Terça-feira, 11 de maio de 1971 – ano 13, edição 1532

Especial – Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) inaugura amanhã (12 de maio de 1971) a I Feira da Fraternidade, na Garagem Municipal.

Medicina – Professor Euryclides de Jesus Zerbini esteve ontem (10 de maio de 1971) na Fundação Universitária do ABC, Faculdade de Medicina, e ministrou aula sobre trombose das coronárias.

Primeira Divisão – Domingo, em Bragança Paulista, Santo André FC 2, Bragantino 1.

Em 11 de maio de...

1890 – Instalado o município de São Bernardo, com abrangência sobre toda a área do Grande ABC. Foi um domingo de festa.

1901 – O correspondente jornal de O Estado de S. Paulo em Rio Grande (da Serra) abria uma escola noturna gratuita no lugar, com 45 alunos.

1921 – Diante da crise do carvão, a Itália planejava a eletrificação das suas estradas de ferro.

1976 – Banco Mercantil do Brasil inaugura agência na Rua Marechal Deodoro, 419, em São Bernardo. Na gerência, Moisés Cheidde.

1991 – O ministro Sidnei Sanches foi empossado na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal). Lecionou na Faculdade de Direito de São Bernardo.

A Pirelli conquistava o seu 29º título, ao vencer a Solvay do Brasil por 1 a 0 e se tornar campeã da 2ª Copa Indústria/A Esportiva de Futebol do Grande ABC. A partida foi realizada no estádio da Vila Elclor e o gol, marcado por Leonardo.

Santos do Dia

Alfonso Navarro Oviedo

Inácio de Laconi (1701-1781). Franciscano italiano.

Municípios Brasileiros

Em 11 de maio aniversariam: Águia Branca, Alto Rio Novo e Governador Lindenberg, no Espírito Santo; Aparecida de Goiânia, Guarinos e Rio Quente, em Goiás; Barroquinha, no Ceará; Bom Jesus, Lagoa d’Anta e São Pedro, no Rio Grande do Norte; Cajapió e Nova Iorque, no Maranhão; Machadinho D’Oeste e Santa Luzia D’Oeste, em Rondônia; Mãe do Rio, no Pará; Pranchita, no Paraná; e Venâncio Aires (Rio Grande do Sul).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;