Memória Titulo Memória
Os franceses da Nordon

Depois de lutar no Vietnã, Michael veio para Santo André

Aline Melo
17/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Os funcionários da Nordon, de Santo André, ouviam dos colegas mais antigos que a empresa tinha raízes na França. Isso explicava a presença de funcionários como Michael, que trabalhou um bom período na unidade da Avenida Industrial, depois de ter participado da Guerra do Vietnã.

Grande sujeito o Michael, cujo nome completo o amigo Waldomiro Soares de Souza, o Miro, que está nos passando todas essas informações, não guardou.

Ao que tudo indica, Michael veio ao Brasil e chegou à Nordon via Consulado da França. Trabalhou na produção. E dizia a todos que gostava de conhecer lugares. Tanto que depois de dois anos deixou a empresa e foi trabalhar no Nordeste.

Por algum tempo ainda manteve correspondência com o Sr. Miro, mas a distância eliminou os contatos.

Quando na ativa, e aproveitando sucatas de ferro e madeira da própria Nordon, Michael construiu dois espetos de churrasco, como presente ao noivo Waldomiro e à sua noiva, Maria José Mendes de Souza, por ocasião do casamento. O casal guarda com carinho o presente do amigo andarilho.

Temos repassado aos poucos fotografias que conseguimos da Nordon quando em atividade, e com toda boa vontade, Miro e o filho Renato tem identificado o que é possível, para que essas informações não se percam.

As lembranças são muitas, de outro tempo, em que a economia fervia em Santo André e Grande ABC. A Nordon não vencia a produção. Estava sempre a recrutar novos funcionários, especialmente para produção e manutenção. Havia uma disputa com outras indústrias.

Recrutadores se colocavam na Estação de Utinga em busca de operários. Aquele exército de gente era abordado. E muitos, mal saindo do trem, encaminhavam-se para a Nordon e demais indústrias do eixo da Avenida Industrial. Logo estavam trabalhando.

Sr. Miro vai relacionando as empresas, lamentando que todas elas já estejam fora de mercado, pelo menos em Santo André: CBC (hoje em Ribeirão Pires), INA, Pierre Saby, Lanofix, Labortex, Fichet... Cada uma delas mereceria o mesmo levantamento que estamos fazendo da Nordon, para que pelo menos a história cuide de preservar esta memória que marcou época entre nós.

Vários nomes de companheiros da Nordon foram passados pelo Sr Miro à Memória. Entre eles, Álvaro Viola, que não faz muito tempo promoveu um encontro dos antigos da Nordon.

Afinal, se a fábrica fechou, as boas lembranças sobrevivem e as histórias aí estão para serem recuperadas.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

As fotos que Elizeu Longuinho da Silva ganhou

Cibele Silva: até brinquedos ganhávamos

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 17 de março de 1989 – ano 31, edição 7015

Manchete – Fiesp já negocia reposição de salários

Funcionários públicos de Diadema parados.

Cena Política (Joaquim Alessi) – PSDB e PT entre o débito e o crédito na Câmara de Mauá.

São Caetano – Obras da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) mudam o trânsito do Centro.

Saúde – Hospital e Maternidade Brasil anuncia o primeiro tomógrafo completo da região.

Polícia – Motorista de táxi é assassinado em São Bernardo.

Em 17 de março de...

1919 – Serviço Militar divulga a segunda convocação de sorteados do município de São Bernardo para servir no 43º Batalhão de Caçadores e no Distrito Federal, no Rio de Janeiro.

Para o 43º Batalhão: Manuel Anhas, Antonio de Jesus, Guilherme de Jesus, Paulino Fernandes, Angelo Veronese, Luiz Agostino, José Parente, Giacomo Giuseppe Coronelli, Manuel Rodrigues Quaresma, Daniel Salletti, Luiz Feliciano, Pedro Henrique Humbert, Antonio Cortez, Primo Della Barba, Antonio Roma, Paulo Rodrigues da Silva, Francisco Emílio Luiz Rusenbaum, Ernesto Passetti, Amaro de Lima, Luiz Pinto Flaquer Neto, José Machado, Antonio Domingues, José dos Santos Ramos, Benedicto dos Santos e Avelino de Campos.

Para o Rio de Janeiro: Epaminondas de Faria, Carlos Pallissen, José Maria do Nascimento, Benedicto Vianna, João Luiz Bonini, Fernando Porcel e Joaquim de Barros.

Companhia General Electric comunica os novos números de seus telefones em São Paulo: 4985 e 4986.

Nota – Todos lembram que, na década de 1950, a GE instalou unidade na Avenida Industrial, em Santo André, transformando a antiga Chácara São Luiz em Chácara da GE, hoje Parque Celso Daniel.

No dia anterior, o Corinthians de Santo André recebeu o Santo Amaro e ganhou de 3 a 1 – entre os segundos quadros, vitória dos visitantes por 2 a 0.

No mesmo domingo, o Primeiro de Maio goleou o Barra Funda por 5 a 0.

Circula em Campinas o primeiro número do jornal Ruy Barbosa, de apoio à candidatura do senador à Presidência da República.

Internacional

Do noticiário do Correio Paulistano: foi assinado o convênio para a entrega da frota mercante alemã aos aliados; publicado o regulamento da lei de acidentes do trabalho, elaborada pelo Congresso Nacional.

Do noticiário do Estadão: o governo de Berlim está agindo violentamente contra os spartacus.

1949 – Fundado o Hospital São Bernardo, instalado no casarão da família Setti.

Interação com Facebook

‘Na Assembleia, a santa hora do deboche’

Num Estado qualquer de um país regido pelo signo do deboche, parlamentares estão reunidos.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 17 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Santos do Dia

José de Arimatéia. Aparece nos quatro Evangelhos, que o mencionam no contexto da paixão e da morte de Cristo. Na arte litúrgica da Igreja ele é apresentado como um velho carregando um pote de óleo (na época usava-se passar óleo e ervas no corpo dos mortos antes de enrolá-los em linho para serem enterrados) ou com um cajado florido. Ele é o padroeiro dos mineiros, coveiros e diretores de funerais.

Fonte: Prof. Felipe Aquino, in blog da Editora Cléofas

Patrício

Paulo de Constantinopla

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 17 de março:

Em São Paulo, Indiana. Elevada a município em 1949, quando se separa de Presidente Prudente

Em Sergipe, Aracaju, capital do Estado

No Rio Grande do Norte, Equador. Fundada em 17 de março de 1855

No Ceará, Guaiúba

No Rio de Janeiro, Rio das Flores

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;