Automóveis Titulo
O compacto Audi A1
chega por R$ 89,9 mil
Por Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
11/05/2011 | 07:09
Compartilhar notícia


Pequeno, estiloso, com bom desempenho. O A1 chega às revendas da Audi como o mais barato da marca premium à venda no País: R$ 89,9 mil.

Com 3,95 metros de comprimento, o compacto tem como principal concorrente por aqui o Mini Cooper - que tem 3,72 metros de comprimento e é oferecido a partir de R$ 80.750 na versão Salt, com 120 cv de potência.

Por fora, o modelo agrada. Suas linhas são simples, equilibradas, fluidas. Por dentro, é confortável, mas sem frescuras.

O primeiro contato com o novato da marca alemã foi no Kartódromo Internacional Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Brincando de piloto em algumas voltas na pista, foi possível sentir sua estabilidade nas curvas - mesmo nas mais fechadas e em alta velocidade, o carrinho permanecia grudado no solo - e suas respostas rápidas às acelerações. Depois, rodamos em trecho rodoviário, onde o modelo também agradou.

Sob o capô, o A1 conta com o motor 1.4 TFSI de 122 cv de potência, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos e a velocidade máxima é de 203 km/hora. Nada mau... O torque de 20,4 mkgf, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 giros, proporciona respostas bem eficientes nas retomadas de aceleração.

Segundo a Audi, o pequeno hatch apresenta consumo médio combinado de 18,8 km/litro (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada). Além disso, o motor usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

A transmissão também agrada. Com sete velocidades, oferece tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, o que permite que as trocas de marchas sejam feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. Há opção de trocas sequenciais pela alavanca ou por meio de shift paddles no volante.

O modelo vem equipado com ESP - sistema eletrônico de estabilização, que inclui bloqueio eletrônico do diferencial. Também estão entre os itens de série ar- condicionado, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e luzes diurnas em LEDs, faróis de neblina, volante esportivo de couro, multifuncional e com shift-paddles, CD player, tela de configurações de 6,5 polegadas, bluetooth, air bags frontais, laterais e de cabeça dianteiro e traseiro, assistente de partida em aclives, freios ABS, computador de bordo e rodas aro 16 com pneus 215/45 R 16.

Visual, conforto e desempenho agradam

O primeiro lote de 600 unidades do Audi A1 já chegou e é destinado aos clientes que adquiriram o modelo no período de pré-venda, entre janeiro e março deste ano.

Segundo a Audi, o renomado chef de cozinha Alex Atala é um dos novos proprietários do modelo.

As expectativas da marca em relação ao hatch são grandes. Espera-se que o A1 represente 40% do total das vendas deste ano da marca, projetada em cerca de 6.500 unidades, o que significa 2.600 emplacamentos do compacto.

Para marcar a chegada deste que é considerado seu maior lançamento no Brasil, a Audi realizou evento no edifício Brookfield Malzoni Faria Lima, em fase final de construção, em um dos principais pontos comerciais do País. Desde domingo até ontem, cerca de 2.000 convidados VIPs conheceram o AreA1, espaço que integrava cinco diferentes ambientes alinhados aos conceitos do lançamento: inovação, tecnologia, conectividade e tendências de vanguarda.

O alto grau de customização é outro atrativo do pequeno urbano: como opcionais, o consumidor pode escolher o arco do teto com pintura contrastante, além de cores nas saídas de ar internas também.

Em tempos de maior preocupação com o meio ambiente, a Audi oferece a possibilidade de equipar o compacto com o sistema start-stop, que auxilia na economia de combustível e redução de emissões de CO2. A tecnologia, até então restrita, na Audi, ao A8 e ao recém-lançado A7, consiste em desligar o motor do carro sempre que o veículo estiver parado e com a marcha desengatada.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;