Política Titulo São Caetano
De olho na reeleição, Pio confirma trocar PT pelo PMDB

Vereador alega que petismo ‘não se renovou’ e espera janela por mudança

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
22/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Em busca da reeleição, o vereador de São Caetano Pio Mielo confirmou que vai trocar o PT pelo PMDB para disputar o pleito de outubro, como antecipado pelo Diário em setembro. O parlamentar informou que aguardará até março, quando haverá janela partidária para oficializar a mudança sem correr o risco de perder o mandato.

O ainda petista acusou a legenda de “não conseguir se renovar” e reconheceu que a crise institucional enfrentada pelo partido, somada à histórica rejeição da legenda em São Caetano, pesaram na decisão. “A discussão (sobre sair do PT) não é matemática. Quando me elegi, foi de forma independente (da legenda). A cidade me diz que este é o momento de eu estar em outro partido”, justificou o parlamentar.

A ida de Pio ao PMDB já era ventilada desde o ano passado. Nas últimas sessões da Câmara em 2015, o petista já não assumia mais a defesa do partido na tribuna, quando o PT era alvo de frequentes críticas dos parlamentares que citavam o envolvimento da sigla em denúncias de corrupção.

A iminente mudança partidária de Pio ficou evidente com a aproximação do ano eleitoral e a posição da direção municipal do PT, presidida por Márcio Della Bella, em defender candidatura própria do partido ao Paço, em vez de apoiar o projeto de reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), como desejava o parlamentar.

Apesar das divergências, Pio disse que deixará a sigla “pela porta da frente”. “Saio do PT com certa decepção, cresci admirando o partido, mas a política está cada vez mais exigente”. Em dezembro, a direção municipal do PT garantiu que pediria a cadeira do parlamentar por ter conhecimento das suas intenções em trocar de legenda e por “sua omissão diante dos ataques sofridos pelo PT na Câmara”.

OUTRO LADO
Della Bella contestou as declarações do ainda correligionário. “O partido apostou na renovação que ele representava e deu no que deu. Ele (Pio) sai da pior forma possível e pelas portas dos fundos”, criticou o dirigente, cotado para ser o nome do partido na corrida eleitoral deste ano.

Vereador em primeiro mandato, Pio foi assessor do ex-vereador Edgar Nóbrega (ex-PT, hoje PDT). Antes, foi filiado ao PPS e só em 2009 integrou o petismo. Na eleição de 2012, com o projeto de Edgar em disputar o Palácio da Cerâmica – renunciou à candidatura em meio a denúncias de receber mensalinho no Legislativo –, Pio obteve o apoio do grupo do então parlamentar. Na ocasião, obteve 1.396 votos e foi o único do PT a conquistar cadeira.

Pio é a terceira baixa do PT são-caetanense desde o último pleito. Além de Edgar, o partido também perdeu o ex-presidente da sigla Edison Bernardes (foi para o PDT) e o ex-prefeiturável Jayme Tortorello (ensaia ida para o PTB).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;