Setecidades Titulo
Réveillon é prato cheio para crenças populares
Por Roberta Nomura
Especial para o Diário
31/12/2005 | 08:17
Compartilhar notícia


A mesa está posta. As carnes de porco ou peixe entram como prato principal da ceia. Entre as frutas, destaque para uvas e romãs. Ao redor, difícil encontrar alguém que não esteja vestindo pelo menos uma peça branca. É Réveillon. A data coloca supersticiosos e céticos lado a lado. Mesmo quem não acredita nas famosas simpatias para ter sorte no Ano-Novo, se rende a alguma crendice popular na virada. Para dar adeus aos insucessos do período que termina e entrar em 2006 com o pé direito, vale tudo. Se as superstições e simpatias não ajudarem, também não vão atrapalhar.

Influenciados por diversas culturas e religiões, os brasileiros incorporaram e popularizaram alguns rituais considerados obrigatórios na passagem do ano. Um dos principais é a escolha da roupa. Vestir branco da cabeça aos pés é um hábito pouco comum ao longo do ano, mas imprescindível na passagem. Além de iluminar os caminhos, tornar as coisas mais fáceis e atrair a paz, o branco é símbolo de autodomínio para os budistas. Para quem não gosta da idéia de se fantasiar de médico, basta escolher acessórios de outras cores para dar um colorido no visual e atrair outras energias positivas.

Muito mais do que paz, as pessoas buscam novos amores e muita riqueza no ano que está chegando. O esforço pessoal somado a uma mãozinha dos céus pode ser a receita ideal para trazer um período com novas conquistas. Para cada desejo, há um ritual específico. Quem pretende começar o ano com um novo amor, a receita é simples e não exige muito esforço. Se você está interessado em alguém, escreva o nome desta pessoa sete vezes na sola do sapato esquerdo. Quando der meia-noite, bata sete vezes este pé no chão, repetindo o nome da pessoa.

O relacionamento já existe, mas está passando por maus momentos. Também há soluções rápidas para isso. Além de tomar um banho com espumante e pétalas de rosas vermelhas, é aconselhável usar roupas íntimas novas na virada, já que deixa os mal-entendidos para trás. Outra boa dica para trazer sorte no amor é abraçar primeiro uma pessoa do sexo oposto à meia-noite.

Com ou sem amor, quem não quer ter mais dinheiro no próximo ano? Receitas não faltam para quem quer engordar os cofres. Trazida pelos imigrantes italianos, a superstição de comer lentilha na passagem do ano diz que com apenas uma colher de sopa é possível garantir fartura durante todo o ano. Mas como a iguaria não faz parte da preferência de todos, comer uvas ou romã e guardar as sementes na carteira podem atrair um dinheirinho extra.

Mas antes de apreciar a sobremesa é preciso ter cuidado com o prato principal da ceia. Segundo a lenda, não se pode comer peru, galinha, siri ou caranguejo, já que estes animais ciscam ou andam para trás. O ideal é ingerir carne de porco (que simboliza a prosperidade, por gerar muitos filhos) ou peixe (ligado à água, que traz idéia de purificação).

Roupas
Usar calcinha ou cueca novas dão sorte no amor e deixam mal-entendidos para trás;
Vestir roupa branca representa paz, luz, pureza e bondade;
Utilizar acessórios amarelo (representa o ouro e atrai o dinheiro); azul (saúde) ou vermelho (força e paixão).

Comidas
Lentilhas apenas uma colher de sopa garante fartura e riqueza durante o ano;
Romã é preciso comer sete partes e guardar as sementes na carteira para atrair dinheiro;
Carne de porco, carneiro, ganso ou peixes trazem boa sorte;
Não é aconselhável comer galinha, peru, siri ou caranguejo tendem a andar para trás;
Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras recomendadas para garantir fartura;
Bagos de uva guardar as sementes até o próximo Réveillon atraem dinheiro.

Rituais à meia-noite
Pular sete ondas e fazer sete pedidos, um para cada onda;
Subir num degrau ou em qualquer coisa em um nível mais alto dá impulso à sua vontade de crescer na vida;
Pular só com o pé direito;
Jogar moedas de fora para dentro de casa atrai dinheiro para todos que moram no local;
Colocar uma nota de dinheiro dentro do sapato atrai mais dinheiro;
Dar três pulinhos com uma taça de espumante na mão, sem derramar, e depois jogar para trás sem olhar deixa para trás tudo de ruim e atrai sorte;
Fazer barulho (bater panela, batucar etc) forma de afugentar maus espíritos;
Abraçar primeiro uma pessoa do sexo oposto para ter sorte no amor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;