Cultura & Lazer Titulo TV
Entrevista inédita com Moacyr Scliar vai ao ar
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
26/03/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


O escritor Moacyr Scliar, morto em 27 de fevereiro, é tema de especial inédito da TV Cultura, que vai ao ar amanhã, às 19h30.

Trata-se do programa "Autor por Autor", projeto em que o próprio escritor narra suas histórias e tem parte delas encenada. Os atores que contracenam a história do médico e escritor são André Frateschi e Zécarlos Machado.

Gravado no fim do ano passado, o projeto passa a ser homenagem, conforme esclarece Manuel da Costa Pinto, jornalista e curador da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que conduziu as conversações com Scliar em seu apartamento em Porto Alegre.

Entre os temas que são pinçados no programa, Scliar discorre sobre sua história, contando sobre seus pais imigrantes, a formação em medicina, o gosto pela literatura e a presença da temática judaica em seus livros.

Nascido em 1937, Moacyr Scliar conta com mais de 80 obras no currículo. Em diversos gêneros, romanceou temas como a imigração de judeus no Brasil, a medicina e a vida cotidiana da classe média brasileira.

Em 1962 lançou seu primeiro livro, "Histórias de Um Médico em Formação". Ganhou três prêmios Jabuti na carreira, dois de melhor romance ("Manual da Paixão Solitária", em 2009 e "Sonhos Tropicais", em 1993) e na categoria contos, em 1988, pela obra "O Olho Enigmático".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;