Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Osteofitose - Dr. Leo Kahn

Doença caracterizada pelo crescimento ósseo anormal...

Dr. Leo Kahn
26/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Doença caracterizada pelo crescimento ósseo anormal, em forma de bico de papagaio, entre a articulação das vértebras, chamada de disco intervertebral, que funciona como um amortecedor entre os ossos.

Essas alterações surgem em consequência da desidratação do disco, da espondilose, predisposição genética, sobrecarga articular pela obesidade, devido a algum problema articular prévio (como inflamação, fratura, ruptura de ligamentos, entre outros) ou em consequência de impactos sofridos desde a infância.

O lugar onde normalmente ocorre a osteofitose é na coluna vertebral, embora possamos encontrá-la em outros ossos e articulações. Nesses casos está muitas vezes associada com a osteoartrite.

Indivíduos que durante a vida não tiveram boa postura corporal, não praticaram atividades físicas e sofreram períodos intensos de estresse apresentam mais chances de desenvolver a doença.

Na verdade, os osteófitos podem ser considerados como um tipo de defesa do organismo para absorver a sobrecarga exercida sobre as articulações e estabilizar a coluna vertebral.

A deformação afeta especialmente as pessoas depois dos 50 anos, mas pode manifestar-se também em pessoas mais jovens expostas aos fatores de risco.

Sinais e Sintomas:

- Dor forte,

- Limitação dos movimentos,

- Perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos,

- Formigamento.

O diagnóstico é realizado pelo médico após uma avaliação clínica e do histórico de vida do paciente, no entanto, exames de imagem como raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser úteis para analisar a extensão e gravidade do problema.

Saiba mais:

- Após uma lesão ou devido a um desgaste produzido pela idade, os nossos ossos e ligamentos podem se degenerar.

- Como mecanismo de defesa o nosso corpo cria osteófitos, nódulos redondos de osso extra que se formam em volta da lesão para tentar melhorar o dano causado.

- Esta ação do nosso corpo não cumpre o seu efeito e em algumas ocasiões gera mais problemas que soluções.

- Os osteófitos por si só não geram nenhum tipo de dor, mas, ao cresceram, pode pressionar algum nervo o que causa desconfortos, levando à dor.

- Ao longo da coluna vertebral podem fazer com que os nossos membros fiquem dormentes e, em casos mais graves, podem inclusivamente provocar paralisia.

- Por outro lado, existem pacientes com osteofitose que podem levam vida normal, sem apresentar nenhum sintoma.

- Como a postura incorreta pode ser considerada uma das principais causas da doença, é preciso redobrar a atenção nas atividades do dia a dia que possam favorecer a ocorrência de pequenos traumas e/ou o aumento da sobrecarga na coluna vertebral.

- A manutenção do peso corpóreo nos níveis adequados e a prática regular da atividade física são consideradas também medidas preventivas.

- Os exercícios mais recomendados são os de baixo impacto, como hidroginástica, bicicleta, natação e alongamento, pois não forçam as articulações, e aqueles que possam favorecer o fortalecimento da musculatura abdominal e da coluna.

- Fisioterapia e a acupuntura também são medidas benéficas.

- Os bicos-de-papagaio constituem um processo que leva muito tempo para estabelecer-se. Quando se instala, porém, exige cuidados pela vida toda.

- Os primeiros sintomas sugestivos da osteofitose são razão suficiente para procurar um médico ortopedista para controle e tratamento. 

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;