Memória Titulo Memória
O jantar do salário-família

O salário-família nasce na década de 1930 mas não atinge de imediato a todos...

Ademir Medici
26/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O salário-família nasce na década de 1930 mas não atinge de imediato a todos os trabalhadores. A exemplo do antigo abono, o atual 13º salário, foi uma conquista que levou décadas para alcançar todas as categorias. O benefício foi estendido de forma generalizada apenas em 1963: Lei nº 4266, de 3 de outubro, e decreto-lei 53.153, de 10 de dezembro.

A foto coletiva de hoje é significativa. Por vários motivos. Batida em agosto de 1963, a imagem focaliza o jantar de agradecimento dos trabalhadores da Fábrica de Móveis Dario Luiz Setti Ltda – do pioneiro Pioti Setti – pela antecipação da conquista do salário-família – antes mesmo da legislação.

Noite fria na cidade. Um violeiro e seu violão. O batuqueiro. Esposas presentes. Todos de paletó, alguns de gravata. Sentados, na primeira fila, os representantes e gerentes da fábrica juntamente com dona Nair Vieira Setti e Dario Luiz Setti Neto.

Em pé, todo elegante, Natal Vertamatti, vereador.

E Wagner Barbato vai identificando outros colegas: Luiz Arsuffi, Amador Bueno Zampieri, Adão, Mario Farina, Zampieri, Foganholi, João Cavalieri, Helio, Luiz Cavalhieri, Vendramini, Vandoir Borges e os filhos Vicente, José e Luiz.

Vagner Barbato trabalhava no escritório da fábrica. Depois seguiria carreira em outras empresas, sem deixar os estudos.

DETALHE

Esta foto coletiva leva, no verso, o carimbo do Foto Reportagem São Vicente e a assinatura do repórter fotográfico Adão dos Santos, um dos colaboradores históricos desta página Memória. Adão estava estabelecido à Rua Rio Branco, 497, Centro histórico de São Bernardo.

REGISTRO

E hoje é o aniversário do nosso orientador. Vagner Otavio Barbato nasceu em São Bernardo, em 26-9-1945.

Amanhã na 4ª Semana São Bernardo:

As cores do Estrela de Nova Petrópolis

SÃO BERNARDO – Mais uma área verde com antigas construções prestes a desaparecer na cidade. Local: Rua Rui Barbosa, Jardim Olavo Bilac, praticamente ao lado do Estádio Primeiro de Maio e a dois minutos das obras de combate a enchentes realizadas no eixo do Paço e Rua Jurubatuba.

“Até o momento está de pé um antigo sobradão que se vê de longe. Haverá também menos árvores das tantas que foram derrubadas para não atrapalhar o desenvolvimento e que não serão lembradas como parte da história e nem serão homenageadas no Dia da Árvore”, aponta o ambientalista Joselenes Souza Santos (José Lenes).

Quem se pronuncia?

Em 26 de setembro de...

1789 – Thomas Jefferson eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.

1914 – A guerra. Manchete do Estadão: continua a grande batalha na França; o avanço dos russos na Galícia.

- Segue amanhã para São Bernardo, pelo trem das 13h30, o Star Team, do Clube Atlético Ipiranga, para o amistoso frente à Associação Atlética São Bernardo. O São Bernardo está escalado com Emilio, Juca e Verner, Mario, Campos 1 e Henrique; Vicente, Rodolpho, Campos 2, Hess e João.

- Pedro Cristófaro nasce em São Paulo. Veio para Santo André em 1941. Advogado, especializou-se em Previdência Social. Por duas vezes foi vereador. Presidiu o Círculo Operário e fundou a Associação dos Empregados no Comércio, hoje sindicato. Faleceu em 1998.

1959 – Moinho São Jorge, de Santo André, realiza desfile de modelos profissionais na festa de eleição da Rainha da Primavera.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 26 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5632

Manchete – Tancredo (Neves, candidato a presidente da República) dá lista de votos que lhe asseguram vitória; Correligionários de Maluf (Paulo, outro candidato) hoje no Senado

Trabalho – Após obstrução, projeto salarial será votado hoje.

São Bernardo – Escola de Vila Esperança funciona em precárias condições: são salas de madeira, muito antigas.

Música – Luiz Melodia, hoje e amanhã no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Polícia – Caminhão quebrado na Rua Padre Manoel da Nóbrega causa congestionamentos em Santo André.

Hoje

- Dia Interamericano das Relações Públicas.

Agenda

DIADEMA – Segundo dia do 3º Festival do Livro e Leitura de Diadema. Atividades de manhã, à tarde e à noite. Entre as atrações, o lançamento do livro A temática é água, com a professora Juliana Azevedo (Unifesp/Diadema).

Local: Centro Cultural Diadema, à Rua Graciosa, 300. Acompanhe a programação completa pelo site: http://festivaldolivroeleituradiadema.webnode.com .

Santos do dia

- São Cosme e São Damião. Viveram na Cilícia, Ásia Menor, entre os séculos 3 e 4. Eram irmãos gêmeos e médicos. Exerciam sua profissão gratuitamente, por caridade cristã. Seus nomes foram incluídos no Cânom da Missa e são invocados como protetores contra as doenças do corpo e da alma.

- Amâncio

- Eusébio e Elzeário de Sabran

- Bv. Gaspar Stanggassinger

Município Paulista

Vargem Grande do Sul. Elevado a município em 1921, quando se separa de São João da Boa Vista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;