Política Titulo Apuração
Gaeco irá investigar caso
do vídeo com Edgar e Tite

Imagens mostram suposta negociação para oposição branda
na Câmara e evidencia suposto 'mensalinho' em São Caetano

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
14/09/2012 | 07:41
Compartilhar notícia


O Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado) entrará na apuração do vídeo em que o vereador de São Caetano Edgar Nóbrega (PT) e o ex-secretário de Governo Tite Campanella (DEM) teriam negociado oposição branda na Câmara e evidenciado suposto ‘mensalinho'. A gravação foi divulgada no dia 25.

O grupo recebeu cópia do caso da promotora criminal de São Caetano Daniela Reis Pastorello. O documento foi encaminhado pela promotora cível Sorandy Ayres Santos, que abriu inquérito para apurar possíveis danos ao erário e enriquecimento ilícito.

A investigação já expediu intimações para todos os envolvidos e questionou o que a Câmara e a Prefeitura fazem a respeito do suposto esquema.

Promotor secretário do Gaeco, Marcio Augusto Friggi de Carvalho será o responsável pelo caso. A investigação dos setores do Ministério Público teve início após representação do Psol com cópia da gravação de 17 minutos anexada, além dé reportagem do Diário sobre o caso.

O vídeo teria sido gravado pelo próprio Tite e traz diálogo em que Edgar pede R$ 100 mil para vencer a eleição interna com 600 votos e chegar ao comando do PT. O então secretário questiona o que o governo ganharia e recebe a resposta: "Um aliado ou um adversário leal". O petista venceu o pleito com 609 sufrágios.

Ainda no diálogo o democrata teria reclamado da postura do vereador na Câmara e pede que ele cumpra o combinado. O petista reclama de R$ 10 mil que deveriam ter sido repassados pelo líder do governo, Paulo Bottura (PTB), referente ao suposto ‘mensalinho'.

Único da dupla a se pronunciar, o petista afirmou que o vídeo foi gravado de forma criminosa e Tite conduziu a conversa com má intenção.

Tite pediu exoneração do cargo. Edgar renunciou candidatura à Prefeitura, se afastou da presidência do PT e foi enquadrado por comissão de ética da sigla. O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) abriu sindicância para averiguar o caso. A Câmara planeja abrir apenas comissão especial para acompanhar os resultados da investigação do Paço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;