Economia Titulo No Sul
Braskem abre fábrica para produção de pneus
Leone Farias
Enviado a Triunfo (RS)
14/09/2012 | 07:21
Compartilhar notícia


A companhia petroquímica Braskem, que tem fábricas no Grande ABC, inaugurou ontem sua segunda unidade fabril de butadieno no Polo Petroquímico de Triunfo (RS), com investimento de R$ 300 milhões. O butadieno é insumo usado pelas indústrias de borrachas sintéticas, que servem para a fabricação de pneus. A nova fábrica tem capacidade de produção de 103 mil toneladas ao ano, o que eleva a oferta desse produto da companhia no Rio Grande do Sul para cerca de 210 mil toneladas anuais.

A empresa também fabrica esse item em menor quantidade (80 mil toneladas ao ano), no Polo de Capuava (que está em área parte em Mauá e parte em Santo André). Mas recentemente teve aumento de sua produção, com a transferência de matéria-prima petroquímica vinda do Polo do Rio de Janeiro que permitiu elevar a fabricação em cerca de 10 mil toneladas anuais.

Para a Braskem, a expansão da produção do insumo, que é obtido com o processamento da nafta (derivado de petróleo), se justifica por causa do potencial de mercado no Brasil e no Exterior. O presidente da Braskem, Carlos Fadigas, explica que esse material ficou escasso na América do Norte, onde grande parte do processo petroquímico é feito não mais com nafta mas a partir de gás (do qual não se consegue obter o butadieno).

A nova planta fabril gaúcha - que entrou, de fato, em operação em junho - exporta 100% do volume fabricado, para Estados Unidos, México e Ásia.

Fadigas cita que já há potenciais clientes no Brasil que estão estudando a possibilidade de investirem para ampliarem suas fábricas de borracha sintética e demandarem mais desse insumo. Um dos focos potenciais de mercado interno é o atendimento à indústria automotiva nacional.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;