Setecidades Titulo Católicos
Carreata celebra o santo casamenteiro

Cerca de 50 veículos percorreram principais vias de São Caetano na 5ª edição do evento

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Conhecido como o santo casamenteiro, Santo Antônio foi homenageado na tarde de ontem na 5ª carreata promovida por fiéis e frequentadores da paróquia dedicada ao padroeiro no Jardim São Caetano, em São Caetano. Cerca de 50 veículos acompanharam a imagem do protetor dos pobres pelas principais vias da cidade entoando cantos e orações em louvor pelo seu dia, que será comemorado na sexta-feira.

O pároco da igreja dedicada ao santo, um dos mais populares da Igreja Católica, Francinaldo Souza, destaca que Santo Antônio também é considerado o intercessor das famílias. “Ele sempre foi reconhecido pelo povo ainda em vida pelo dom de oratória, a sabedoria e por ser milagreiro”, diz.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em uma família nobre, por volta de 1195, mas abriu mão da riqueza e se tornou frade. Sua fama de santo casamenteiro se deu depois que ele atendeu ao pedido de uma moça que desejava se casar, mas não tinha condição financeira.

A esteticista Rossana Custódio Martins, 52 anos, destaca que toda a família é devota há anos. “Meu pai nasceu em Pádua (cidade italiana onde Santo Antônio passou seus últimos momentos e morreu aos 36 anos). Sempre peço a intercessão do santo para tudo o que preciso.”

Já a telefonista aposentada Ivone Alves Basso, 68, aproveitou a carreata para agradecer graça alcançada. “Tive um câncer de mama e estou curada. Hoje é dia de agradecer a Santo Antônio”, garante a frequentadora da paróquia há cerca de 30 anos.

O núcleo jovem da comunidade também esteve representado na carreata. Exemplo é o estudante Weslley Costa, 17, que participou pela primeira vez do evento. “A presença dos jovens mostra que a Igreja Católica está viva”, ressalta.

Além de prestigiar o santo, o evento também serviu para convidar a população para participar da 39ª Festa de Santo Antônio, que está sendo realizada na sede da Paróquia, na Avenida Libero Badaró, 335, desde o dia 24 de maio e segue até o dia 6 de julho. A tradicional quermesse é realizada aos fins de semana e conta com shows, barracas típicas, brincadeiras e bingo. Toda a verba arrecadada será revertida para a reforma da igreja.

SANTO ANDRÉ

A paróquia dedicada a Santo Antônio em Santo André, no Largo São Francisco, 113, Vila Alpina, realizará tríduo em louvor ao padroeiro nos dias 10, 11 e 12, às 19h30. Já no dia 13 haverá quermesse com barracas típicas entre 6h e 22h, com distribuição de cerca de 10 mil pedaços do famoso bolo de Santo Antônio. Na mesma data, as missas serão realizadas a cada duas horas a partir das 7h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;