Política Titulo São Caetano
Pinheiro lança Viver Melhor, sua marca de programa social

Projeto unificará 12 linhas de benefícios num único cartão a cidadãos de baixa renda em S.Caetano

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
19/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), revelou ontem nova marca de seus programas sociais que será defendida como uma das principais bandeiras de sua administração. A antiga denominação Profamília, que contava com 17 cartões para transferência de renda, passará a se chamar Viver Melhor e será reformulada para 12 linhas de benefícios unificadas em um único cartão. A proposta será implementada em julho de 2014.

“É o nosso novo modelo que dará condição melhor em nível de serviço social e de transferência de renda. Vamos trabalhar para que seja, realmente, uma marca da administração”, disse o prefeito.

O programa terá como mote principal a modernização dos dados de munícipes. O secretário de Assistência e Inclusão Social, Mario Chekin, produz em parceria com o DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) um software que faça cadastro único dos são-caetanenses. O sistema servirá para cruzar todas as informações sobre o cidadão num único local. “O sistema de cruzamento de informação faz com que eu depure melhor as pessoas que precisam dos benefícios”, justificou.

Alinhado à simplificação do modelo, o cartão Viver Melhor terá 12 linhas de transferência de renda unificadas. As ofertas não estão totalmente definidas. “A cesta básica deverá se transformar em crédito e será somada ao cartão alimento e ao leite. Para produtos destinados à alimentação, deixo a liberdade para o usuário escolher o que vai comer. O cartão que será para medicamento, as farmácias vão saber qual é o medicamento e o volume”, adiantou Chekin.

O cartão Viver Melhor tem a perspectiva de poder ser utilizado em 200 pontos comerciais. O nome do programa também servirá para o Paço criar sistema de cartão de crédito com bandeira própria. Todos os locais cadastrados atenderam em São Caetano.

A gestão peemedebista tem empunhado a política da justiça social, com espírito de tirar benefícios de famílias de classe média que não se enquadram em situação de vulnerabilidade social, mas estão cadastradas no Profamília. Para isso, o Paço encerra processo rigoroso de recadastramento do programa no fim do mês. “A tendência é que o número de quase 5.000 beneficiados fique entre 3.500 e 3.800”, explicou Chekin.

O Viver Melhor esteve entre as principais promessas de campanha do prefeito. “Tinha 17 tipos de cartões, só uma empregada minha tinha sete cartões. Em vez disso, ela terá os sete benefícios em um cartão só. Facilita muito, porque tem muita gente que, com tantos cartões, acaba perdendo alguns”, destacou Pinheiro.

Prefeito cita melhoria na Saúde com curso de Medicina

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), avaliou que a abertura do curso de Medicina na USCS (Universidade Municipal de São Caetano) vai contribuir para melhoria no atendimento da rede municipal. O Diário revelou ontem, com exclusividade, a abertura da disciplina na faculdade.

A universidade e o Palácio da Cerâmica assinaram acordo para que os alunos do curso possam atuar nos equipamentos públicos de Saúde como auxiliadores logo no primeiro semestre. “Será ganho muito positivo para a cidade”, avaliou o peemedebista.

Pinheiro ainda lembrou que a cidade pleiteia unidade da UFABC (Universidade Federal do ABC) especializada em Saúde. O chefe do Executivo, inclusive, disse que ofereceu algumas áreas no município a técnicos da universidade para abrigar o campus de São Caetano. “Estive visitando algumas áreas com eles. É nosso pleito ter esse curso ”, declarou o peemedebista, sem sinalizar quais locais estão na lista para acolher a unidade de São Caetano da UFABC.

Para o prefeito, a inclusão da Medicina na USCS e a possível chegada da UFABC poderiam tornar a cidade referência educacional. “Seríamos como Ribeirão Preto ou Campinas, que são cidades que têm excelentes universidades e tradição em Educação.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;