Setecidades Titulo Mudanças
Polícias contarão com novo
programa de inteligência

Secretaria irá disponibilizar software que
mapeará ocorrências com mais exatidão

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
14/10/2013 | 07:03
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


As polícias Militar e Civil do Grande ABC contarão, em breve, com um novo software que será disponibilizado pela SSP (Secretaria da Segurança Pública) para fazer um mapeamento mais completo das incidências criminais do que é oferecido hoje às autoridades com as ferramentas usadas, como o RDO (Registro Digital de Ocorrências) e o Infocrim (Informações Criminais).

O Ragisp (Relatório Analítico Gerencial de Inteligência de Segurança Pública), como vem sendo chamado até agora, foi apresentado ao comando da Polícia Militar e à chefia da Polícia Civil da região na última semana. Por enquanto não tem data definida para ser implementado.

“Estou bem esperançoso (quanto ao programa). Nós (da PM) vamos trabalhar com certeza com essa ferramenta para orientar e direcionar nosso policiamento”, disse o coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, comandante da corporação no Grande ABC.

De acordo com Mauro, o Ragisp disponibilizará, em tempo real, informações hoje faltantes nas consultas imediatas feitas pelas polícias nos programas existentes, como marca e modelo de veículos mais roubados e furtados, se há mais vítimas homens ou mulheres e até a incidência criminal específica em determinada via.

“A polícia não pode ser onipresente, estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Por isso não trabalhamos mais ao acaso e adotamos um modelo de policiamento inteligente”, disse o coronel.

“Hoje o crime migra muito rápido, por isso precisamos estar melhor informados com o objetivo de direcionar o policiamento tecnicamente, no sentido de identificar e estudar a criminalidade ”

GAMESP
Para Mauro, o Ragisp é um complemento de medidas que vêm sendo tomadas e terão impacto nas melhorias de segurança pública da região. Entre elas está o Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública), anunciado pela SSP na região, e o projeto de monitoramento integrado por câmeras do Consórcio Intermunicipal.

“O objetivo é ter um contato estreito com as prefeituras”, disse o coronel. “Segurança pública não é só coisa de polícia. Vários órgãos precisam estar envolvidos. Essas câmeras serão instaladas em locais estratégicos.”


Batalhões têm trocas de comando
Conhecimento da região e aproximação da população. Essas foram as principais justificativas do coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli para a troca de comando em cinco dos seis batalhões da Polícia Militar da região, ocorridas entre setembro e o início deste mês.

“Eu consegui juntar as pessoas que tinham mais experiência na área”, disse.

Ex-chefe da divisão de imprensa da PM, o tenente-coronel Marcel Lacerda Soffner assumiu o Batalhão de Diadema.

Nascido, criado e morador de Mauá, o tenente-coronel Paulo Balthazar Junior assume a corporação na cidade após chefiar o 10º Batalhão, que atende parte de Santo André. Em seu lugar assume o tenente-coronel Freitas, andreense de residência e com carreira formada no município.

Em São Bernardo, assume o 6º Batalhão, que atende também São Caetano, o tenente-coronel Luiz Antonio Dantas Valente. No 40º Batalhão, que serve a outra parte do município, quem assume é o tenente-coronel Edgar.

O único que permanece em suas funções é o comandante do 41º Batalhão, que atende parte de Santo André, tenente-coronel Carlos Alberto. “Consegui conciliar conhecimento da área, empatia com a tropa e a comunidade. Tenho certeza de que será tudo muito proveitoso”, completou Mauro. RR
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;