Cultura & Lazer Titulo
Programa da Mostra vai da animaçao ao clássico no domingo
Por Cássio Gomes Neves
Da Redaçao
21/10/2000 | 19:05
Compartilhar notícia


  Depois de dois dias de programaçao efervescente - nos quesitos qualidade e quantidade -, a 24ª Mostra Internacional de Cinema em Sao Paulo entra no domingo a todo vapor. No meio das 43 sessoes previstas para este domingo, estao algumas atraçoes que valem um programa de domingo, principalmente se forem incluídos filhos, sobrinhos, afilhados, netos etc.

Sensaçao nos Estados Unidos e promessa de salas cheias, A Fuga das Galinhas, da dupla Peter Lord e Nick Park, conta neste domingo com três sessoes, na Sala UOL de Cinema, no Cinesesc e no Cinearte. Animaçao produzida pela Aardman, empresa responsável pelo hit oscarizado Wallace & Gromitt, foi rodada numa técnica que lembra o stop motion, as animaçoes feitas em massinha.

Portadora do peculiar humor britânico, A Fuga das Galinhas cutuca (e, por sinal, bem cutucado) com vara curta os campos de concentraçao. As galináceas estao em polvorosa desde o anúncio de que a granja em que vivem encarceradas passará a fornecer tortas de frango. Alcatraz para as penosas, que bolam um plano de fuga, comandadas por um galo com ares de líder (dublado no original por Mel Gibson).

O caráter de debate infantil volta à tona com a exibiçao de Tainá - Uma Aventura na Amazônia numa única sessao, no Cinearte. Ecologicamente correto, o filme de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch traz uma chancela significativa do Festival do Rio BR 2000: foi o vencedor da mostra competitiva na categoria ficçao, segundo o júri popular. O filme se passa na Amazônia, onde uma indiazinha vive algumas aventuras, sempre vigiada pelo avô.

Outra opçao do dia sao as retrospectivas que contam com sessoes neste domingo. A programaçao dedicada a Luís Buñuel ganha reforço com os filmes Él, La Ilusión Viaja en Tranvía e Subida al Cielo. Satyajit Ray, cineasta indiano de carreira frutífera que nunca teve um filme exibido no Brasil, estréia neste domingo com O Estrangeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;