Internacional Titulo
Festa religiosa muçulmana pode ser marcada por confrontos
Por Do Diário do Grande ABC
24/10/2000 | 11:12
Compartilhar notícia


O exército israelense se prepara nesta terça-feira para dar uma prova de força, em um momento de grande tensao em todos os territórios palestinos, onde acontece nesta terça-feira uma importante festa religiosa muçulmana.

``O exército se preparou para uma luta prolongada com nossos vizinhos palestinos, pois os confrontos nao terminarao de um dia para outro', afirmou à rádio militar o porta-voz do exército israelense, general Ron Kitrey.

No comunicado, o exército pede que a Autoridade Palestina nao mande os estudantes participarem dos confrontos com as forças de segurança nesta terça-feira. A preocupaçao existe porque todas as escolas dos territórios estao fechadas.

Como o resto do mundo muçulmano, os palestinos comemoram nesta terça-feira o dia em que o profeta Maomé viajou de Meca à mesquita Acsa de Jerusalém, onde subiu para os céus.

Um porta-voz do exército afirmou que à noite houve uma série de disparos contra colônias e posiçoes militares na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Em Hebron (Sul da Cisjordânia), um palestino de 55 anos morreu e seus quatro filhos ficaram feridos na segunda-feira em virtude de um obus disparado pelo exército israelense. Este seria uma resposta a disparos feito por palestinos contra um bairro onde vivem centenas de colonos judeus, no centro da cidade.

Três ocupantes palestinos de um veículo também ficaram feridos, afirmou o porta-voz. Uma posiçao militar ao Sul da Faixa de Gaza, uma colônia judia e uma base de guardas fronteiriços foram alvos de disparos.

Uma posiçao militar ao Sul da Faixa de Gaza, uma colônia judia e uma base de guardas da fronteira foram alvos de disparos.

Em Jerusalém Oriental, próximo do museu Rockefeller, quatro guardas das fronteiras foram ligeiramente feridos quando um garrafa incendiária acertou seu veículo, segundo uma fonte policial.

Ao Sul de Jerusalém, a colônia judia de Gilo também foi alvo de disparos provenientes do povoado de Beit Jala, próximo de Belém.

O exército israelense disparou pelo menos um obus em represália contra Beit Jal, ferindo duas pessoas e provocando danos em duas casas.

Em uma reuniao extraordinária na segunda-feira em Gaza, a direçao palestina, na presença de Yasser Arafat, pediu a presença de uma força internacional nos territórios para deter a agressao militar israelense contra o povo palestino.

Os confrontos já deixaram pelo menos quatro mil feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;