Internacional Titulo
Papa faz apelo aos líderes de todas as religiões
Por Da AFP
06/01/2007 | 16:44
Compartilhar notícia


 Papa Bento XVI dirigiu um apelo neste sábado aos representantes das grandes tradições religiosas a se confrontar à mensagem cristã, durante a missa da Epifania celebrada na Basílica de São Pedro no Vaticano.

A missa foi seguida pela oração do Angelus pronunciada pelo Santo Padre na janela de seu apartamento que dá para a praça de São Pedro, lotada de fiéis por ocasião desta festa, muito popular na Itália.

Bento XVI lembrou que ela comemora a adoração de Jesus pelos Reis Magos, marcando, segundo a tradição cristã "o início da adesão dos povos pagãos à fé em Cristo" e o nascimento de uma religião que não se baseia mais sobre "a homogeneidade étnica, linguística ou cultural".

Na homilia, Bento XVI convidou "os representantes das grandes tradições religiosas" a "se confrontar à luz de Cristo, que veio não para abolir mas para realizar aquilo que a mão de Deus escreveu na história religiosa das civilizações".

Segundo o Papa, a figura dos três Reis Magos nos envia hoje "às três dimensões constitutivas da humanidade moderna: política, científica e religiosa" que precisam ser esclarecidas pela "luz de Cristo".

Bento XVI lembrou que o Concílio Vaticano II havia em 1965 dirigido mensagens neste sentido aos "governantes" e aos "homens das letras e das ciências", e acrescentou a esta lista "os guias espirituais das grandes religiões não-cristãs".

"Cristo veio para nos fazer compreender que somos todos irmãos", declarou o Papa durante sua homilia. "Ninguém deve ter medo de sua mensagem", acrescentou.

Reconheceu, no entanto, que, "no curso da história os cristãos puderam trair esta mensagem por seu comportamento". Durante a mensagem ele falou também da globalização e da mídia. O gigantismo dos órgãos de informação, segundo ele, podem confundir o desafio da nova ordem econômica e política fazendo perder de vista um renovado humanismo. É o risco, observou Bento XVI, que vem reforçado pela imensa expansão da "mass media" que, se de uma parte multiplica definitivamente as informações, de outra parece enfracequer a nossa capacidade de síntese crítica.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;