Cultura & Lazer Titulo
Novo presidente do Chile convida oposiçao para governar
Do Diário do Grande ABC
17/01/2000 | 11:00
Compartilhar notícia


O presidente eleito Ricardo Lagos prometeu governar com todos os chilenos e incluiu um convite à oposiçao de direita, de unirem esforços com o governo, logo depois que houve a confirmaçao oficial da vitória sobre Joaquín Lavín. ``Aqui há espaço para todos, ninguém sobra no Chile', disse Lagos em seu primeiro discurso como presidente eleito.

Horas antes, ao reconhecer sua derrota, Lavín havia manifestado sua disposiçao ``para enfrentar os problemas reais dos chilenos'. Ele recordou as feridas abertas do passado ditatorial do general Augusto Pinochet, do qual Lagos foi um destacado opositor. ``Nao me esqueci do passado, porém meus pensamentos estao postos no futuro'.

Quando milhares de seus partidários que escutavam seu discurso começaram a gritar em coro, ``Tribunal para Pinochet, Tribunal para Pinochet', Lagos respondeu: ``Os tribunais resolverao e farei respeitar as decisoes dos tribunais'.

O processo do ex-ditador foi retomado na semana passado pelo ministro do interior britânico, Jack Straw, que se disse inclinado a libertar Pinochet por causa de sua saúde, que nao permitiria que ele enfrente um julgamento. O general está detido há 15 meses em Londres.

Lagos ganhou Lavin por 2,64% dos votos e governará com uma Câmara de Deputados favorável com 70 deputados governistas e 50 da oposiçao. Terá a metade do Senado e se Pinochet regressar ao país, nao será reincorporado ao poder Legislativo. Ele assegurou que vai cumprir todas as suas promessas de campanha, que incluem a criaçao de 100 mil empregos.

Diante de cerca de 60 mil pessoas lotaram a praça em frente do hotel onde funcionou a sede eleitoral nesta domingo, Lagos disse que seu grande compromisso é ``cumprir todas e cada um dos temas que prometeu aos eleitores'.

Suas promessas também incluem investir US$ 8 bilhoes para amenizar os problemas sociais mais urgentes durante sua gestao de seis anos que terá início em primeiro de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;