Turismo Titulo
No Chile, opções para novatos e veteranos
Da AJB
26/05/2005 | 13:22
Compartilhar notícia


Além da famosa Valle Nevado, maior centro de esqui da América Latina,o Chile conta com centros de esqui - como Termas de Chillán, Portillo e Pucón - que a cada ano ganham novos visitantes. Inclusive brasileiros. Estimativas de agentes de viagem indicam que os turistas verde-amarelos correspondem a nada menos que 60% do total de visitantes das estações chilenas. E cada uma com seu próprio charme, suas próprias características e preços.

Portillo, criado em 1949, é o centro de esqui mais antigo do Chile, onde cerca de 35% a 40% dos turistas são brasileiros. A estação fica a 164 km de Santiago e não existe nenhuma cidade por perto, só montanhas geladas. Há apenas um hotel, o Hotel Portillo, com capacidade para apenas 450 hóspedes. A atmosfera é de exclusividade. O ambiente se parece com o de cruzeiros marítimos, onde todos os turistas se conhecem e, no final da temporada, já estão trocando telefones para futuros contatos e, naturalmente, troca de fotografias da viagem (muitas delas dos inevitáveis tombos na neve).

Mas para se aventurar nas montanhas de Portillo é preciso ter um pouquinho mais de experiência: a estação tem fama de ser lugar para quem leva o esqui a sério. Mesmo quem nada sabe de esqui, no entanto, pode arrumar as malas e aterrissar por lá: as 23 pistas possuem diversos níveis de inclinação e dificuldade. Além disso, há experientes instrutores que acompanham os primeiros passos (e quedas) na neve de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Para esta temporada, que tem início em 15 de junho e só termina em 15 de outubro, o chamariz principal do local serão as promoções semanais. Seja qual for a data da estada, o turista vai encontrar sempre algum benefício. Portanto, vale ficar de olho para ver a data mais vantajosa para a viagem de acordo com o perfil de cada viajante. Haverá semanas em que as crianças se hospedam de graça, outras em que há desconto de 50% para elas. Também vão aparecer no calendário semanas de vinho (6 a 13/8), gastronomia (23 a 30/7), dos solteiros (20 a 27/8), acampamento de inverno para adolescentes (2 a 9/7) e tantas outras quanto a imaginação dos marqueteiros da estação possam conceber. Vale a pena dar uma checada antes de embarcar.

Chillan - Já Termas de Chillán é o destino ideal para viagens em família, onde nem todos curtem esquiar, pois além de proporcionar muita emoção nas descidas pelas 29 pistas - 30% delas destinadas a iniciantes -, pode-se também relaxar em piscinas com águas termais. É o único Ski e Spa Resort do Chile e, por isso, recebe turistas de todo o continente nesta época do ano.

A estação fica 480 km ao Sul de Santiago, mas a melhor opção para os que dispõem de pouco tempo é embarcar nos vôos diretos para Chillán que saem da capital chilena. Com 10 mil hectares de terreno em boas condições para os esportes de neve, a estação tem a pista mais comprida da América do Sul: a Las Tres Marias, com quase 13 km de extensão! Como novidade , a estação ainda inaugurará o El Tramposo, meio de elevação que atinge 1,6 mil metros e pode transportar até 1,2 mil pessoas por hora.

Chillán oferece também heliski, parques para a prática de snowboard, circuitos para motos de neve e os charmosos trenós puxados por cães da raça Alaskan Malamute. Mas o diferencial mais saliente fica mesmo por conta dos mimos do spa termal, que tem vários tratamentos de beleza, como os que usam água sulfurosa, além de massagens, shiatsu, hidroterapia, banhos de vapor natural e piscinas aquecidas - uma tentação no meio daquelas paisagens geladas.

Pucón - Para os amantes do surfe na neve, o Chile reserva um lugar especial. É Pucón, chamada de paraíso dos snowboarders. Lá, os praticantes do esporte se divertem fazendo mil e uma manobras e altos vôos nos half pipes esculpidos naturalmente. Mas nem por isso os esquiadores ficam imersos no tédio. As 34 pistas do lugar proporcionam muita adrenalina.

A estação tem formação vulcânica e fica nos arredores do Parque Nacional Villarrica, onde está situado o vulcão de mesmo nome. Uma atração à parte, pois no topo das montanhas o turista pode se aventurar próximo às encostas do vulcão, que ainda está ativo e proporciona um banquete visual de rara beleza. Este ano, a temporada de neve em Pucón vai de 15 de junho a 15 de outubro. Ou seja, cinco meses de muita emoção gelada.

Pucón fica a uma hora de vôo de Santiago e a estação está localizada a cerca de 14 km da cidade, onde se encontra toda a infra-estrutura turística, com opções de hospedagem mais baratas do que as oferecidas em outros complexos de esqui.

Para arrematar o longo dia, nada melhor que pegar um cineminha no início da noite, antes de se fartar nos restaurantes ou provar os vários drinques (e, principalmente, os cada vez melhores vinhos chilenos) nos bares, para aquecer o corpo no agito madrugada adentro nas badaladas boates. E para os que não têm tanto pique assim (ou os mais cansados), que preferem as roletas às carrapetas, Pucón também tem um cassino. Puro charme!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;