Sua Saúde Titulo
Câncer de vagina

A vagina é um tubo de até 10 cm que se une...

Por Leo Kahn
26/07/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


A vagina é um tubo de até 10 cm que se une em uma extremidade ao colo do útero, com glândulas que secretam muco para manter a umidade do revestimento vaginal, e na outra extremidade se abre para a vulva. 

O câncer de vagina é raro, constituindo menos de 2% de todas as neoplasias ginecológicas. Existem dois tipos principais: o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma. 

Cerca de 90% dessa patologia são carcinomas de células escamosas que começam no revestimento epitelial da vagina e se desenvolvem ao longo de um período de muitos anos de mudanças pré-cancerosas, chamada neoplasia intra-epiteliais vaginal, e geralmente encontrados em mulheres entre 60 a 80 anos.

Os adenocarcinomas representam 5% dos casos, encontrado mais frequentemente em mulheres com 30 anos ou mais jovens, mas o tipo mais comum se desenvolve em mulheres acima de 50 anos de idade. 

O diagnostico é realizado pelo médico ginecologista através do histórico do paciente e após o exame físico, o Papanicolau, a biopsia e a colposcopia.

SINAIS E SINTOMAS:
- Sangramento vaginal anormal após o coito, intermenstrual, pré-púberes ou pós-menopausa. 
- Dificuldade de micção.
- Dor durante a relação sexual.
- Dor na região pélvica.

SAIBA MAIS:
- Carcinoma da vagina é definido como um carcinoma primário resultante da vagina e que não envolva o orifício externo do colo do útero ou da vulva superiormente inferiormente. 
- Alguns dos fatores de risco são: uso de dietilestilbestrol, idade e câncer cervical. 
- Dietilestilbestrol é um medicamento hormonal que foi prescrito entre 1940-1971 para algumas mulheres, provavelmente um risco aumentado de abortos espontâneos. 
- Cerca de 2% a 3% dos cânceres vaginais são sarcomas.
- Cânceres encontrados na vagina são menos comuns do que os cancros que começam em outros órgãos e depois se espalham pela vagina.
- Cirurgia, radioterapia e quimioterapia são os tratamentos mais comuns. 
- Constipação ou tenesmo têm sido vistos com tumores envolvendo a parede vaginal posterior. 
- O câncer de vagina destrói o revestimento vaginal e acarreta a formação de úlceras que podem sangrar e tornar-se infectadas. 
- O carcinoma epidermóide vaginal pode ser causado pelo HPV, o mesmo tipo de vírus que causa verrugas genitais e câncer de colo do útero. 
- Em caso de sintomas procure seu ginecologista imediatamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;