Cultura & Lazer Titulo
Veneza abre nesta terça sua mostra de cinema homossexual
Das Agências
04/09/2006 | 16:32
Compartilhar notícia


Em meio a seu Festival Internacional, Veneza sediará a partir de terça-feira sua "Jornada de Cinema Homossexual". Segundo a agência Ansa, a mostra será aberta no cinema Astra do Lido, com a pré-estréia italiana do filme da BBC ‘The Line of Beauty’, do britânico Saul Dibb.

O evento durará três dias e prevê a projeção de 15 obras. Segundo Franco Grillini, presidente honorário da Arcigay, uma associação italiana pró-gay, e Daniel Casagrande, também organizador do evento, nesta edição a mostra "teve um grande impacto político e midiático, por um lado devido a sua importância cultural e à importância dos filmes que serão projetados, e, por outro, às polêmicas geradas pela direita política veneziana".

Houve polêmicas especialmente sobre a proposta de instituir um júri para entregar um prêmio ao melhor filme com a temática GLBT (gay, lésbica, bissexual e transgênero) presente na mostra de cinema a partir da próxima edição.

"A discussão sobre esta proposta concentrou-se no suposto perigo da criação de um 'gueto' temático", explicou Grillini. "Perigo que não existe, porque se trata de dar um voto crítico a um dos tantos filmes presentes na mostra".

"Ao contrário, o valor desta iniciativa está em chamar a atenção para as temáticas homossexuais, para a sua relevância política e cultural na nossa sociedade e também para a influência na estética cinematográfica", concluiu.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;