Cultura & Lazer Titulo
Lista de indicados para o Oscar sai nesta 3ª
Por Do Diário do Grande ABC
14/02/2000 | 10:47
Compartilhar notícia


A sorte está lançada para os candidatos à 72ª ediçao do Oscar, cujos nomes serao divulgados esta terça-feira em uma cerimônia realizada durante a manha na sede da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas, em Beverly Hills.

O presidente dessa instituiçao, Robert Rehme, e o oscarizado Dustin Hoffman serao os encarregados de anunciar os finalistas.

Sem favoritos declarados, como aconteceu com ``O resgate do soldado Ryan' ou ``Shakespeare apaixonado' no ano passado, a corrida dos 244 filmes que poderao concorrer às estatuetas douradas, que premiarao os melhores trabalhos cinematográficos de 1999, está muito em aberto.

Apenas ``Beleza americana' (American Beauty), uma comédia satírica sobre uma família classe média e suburbana, dirigida por Sam Mendes, e ``O informante' (The Insider), a história de um homem que atacou a indústria do tabaco, de Michael Mann, parecem ter lugar certo entre os finalistas ao Oscar de melhor filme.

Pelas outras três vagas disputam as adaptaçoes literárias ``O talentoso Ripley' (The Talented Mr. Ripley)', ``The Cider House Rules' e ``Fim de caso' (The End of the affair), a biografia do pugilista ``O Furacao - The Hurricane' (The Hurricane), o thriller ``Sexto sentido' (The Sixth Sense) e a comédia ``Quero ser John Malkovich' (Being John Malkovich). Ninguém descarta, no entanto, que o desenho animado ``Toy Story 2', o drama penitenciário ``The Green Mile' ou a história teatral de Gilbert e Sullivan ``Topsy Turvy', premiada pelo Círculo de Críticos de Nova York, entrem na competiçao.

Nas categorias de interpretaçao, apesar de seus vagas já reservadas, o resultado é igualmente incerto.

Entre os finalistas para o Oscar de melhor ator devem figurar Denzel Washington, o boxeador condenado a 20 anos de prisao por um crime que nao cometeu, em ``O Furacao - The Hurricane', Kevin Spacey, o pai cansado de sua aborrecida vida em ``Beleza americana', e Russell Crowe, o executivo que denuncia os métodos de seus ex-patroes em ``O informante'.

Os dois lugares restantes poderao ser disputados entre Matt Damon (``O talentoso Ripley'), o veterano Richard Farnsworth (``The Straight Story'), o habitual Tom Hanks (``The Green Mile') e, inclusive, Jim Carrey (``Homem na Lua/Man on the Moon'), um dos grandes ausentes da ediçao anterior.

Na categoria melhor atriz, nao deve faltar Hilary Swank, a andrógina protagonista de ``Garotos nao choram' (Boy's Don't Cry), que já levou todos os prêmios distribuídos até agora, e Annette Bening, a neurótica mae de ``Beleza americana'.

Outras possíveis finalistas sao Julianne Moore (``Fim de caso'), Meryl Streep (``Music of the Heart'), Janet McTeer (``Tumbleweeds'), Winona Ryder (``Girl Interrupted') e Jodie Foster (``Anna e o rei/Anna and the King').

Na campanha publicitária prévia ao anúncio das indicaçoes, a distribuidora de ``Tudo sobre minha mae', a Sony Pictures Classics, apostou forte em Cecilia Roth, mas muito provavelmente a atriz argentina nao conseguirá repetir a proeza da brasileira Fernanda Montenegro no ano passado e fazer parte das indicadas.

Em compensaçao, o filme do espanhol Pedro Almodóvar, premiado com um Globo de Ouro, é o vitorioso certo na categoria melhor filme estrangeiro, à qual também deverao disputar o argentino ``Manuelita', o brasileiro ``Orfeu', o colombiano ``Golpe de Estado', o mexicano ``El coronel no tiene quien le escriba', o peruana ``Pantaleón y las Visitadoras' e o venezuelano ``Huelepega'.

Os finalistas desta categoria, junto as outras 24 que serao premiadas no dia 26 de março, sao selecionados por comitês especiais. Os 5.500 membros da Academia, divididos em nove grupos, escolhem os candidatos em outras 16 categorias, e o conjunto dos eleitores vota no melhor filme.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;