Esportes Titulo
Zico sai em defesa de Wanderley Luxemburgo
Do Diário do Grande ABC
26/08/2000 | 00:47
Compartilhar notícia


Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, saiu nesta sexta-feira em defesa do treinador da Seleçao Brasileira, Wanderley Luxemburgo. Apesar de dizer que Wanderley tem sido vítima de um "massacre", Zico também se mostrou preocupado com o destino do Brasil nas Eliminatórias da Copa de 2002. E pensa que Wanderley precisa tomar uma decisao importante: continuar ou nao à frente da Seleçao.

"Espero que o Wanderley tenha tranqüilidade e sabedoria para refletir e nao tomar nenhuma decisao que o prejudique ou a Seleçao. Acima de tudo está o futebol brasileiro. As pessoas que têm problemas precisam resolvê-los da melhor maneira, sem misturá-los com a vida profissional", disse Zico, nesta sexta, numa recepçao, na sede do Flamengo, na Gávea, ao prefeito da cidade japonesa de Kashima - da qual Zico é uma espécie de embaixador informal no Brasil.

O ex-jogador também alertou para o papel do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no caso. "O presidente da CBF é quem deve saber se esses problemas estao interferindo ou nao no rendimento da Seleçao. Ele é capacitado para isso".

Zico acredita que Wanderley está num momento de fragilidade por causa dos maus resultados da Seleçao, e isso facilitou a repercussao obtida pelo inquérito de sonegaçao fiscal e a acusaçao de supostas transaçoes ilícitas de jogadores. "Hoje, no Brasil, somos acusados e nós é que temos que provar, desmentir as coisas. Quem acusa tem que provar. Como pessoa pública, ele tem que tomar cuidado com tudo mesmo."

Zico disse que desconhece o envolvimento de Wanderley em negociaçoes de jogadores. "Nunca ouvi falar disso. Ele lutou muito para alcançar o cargo em que está. Nao é o primeiro nem será o último a sofrer com o sucesso. Todo mundo está sujeito a esse tipo de coisa", disse Zico, que comparou sua carreira à de Wanderley. "Ele é um grande amigo meu, tivemos uma trajetória parecida, passamos as mesmas dificuldades na infância, mas encontramos nosso lugar. Como jogador ele nao foi tao feliz, mas deu a volta por cima como treinador. Agora trouxeram à tona coisas do passado, num momento de fragilidade dele."

Apesar dos problemas, o ex-jogador nao duvida da classificaçao do Brasil à Copa do Mundo. "O Brasil vai se classificar, mas nao vai ser fácil. Os times estao muito equilibrados. Agora mesmo a Argentina venceu a Bolívia nos minutos finais, e a Venezuela deu um calor danado no Chile. Nas Eliminatórias o Brasil nao tem que pensar em dar espetáculo, e sim em ganhar pontos."

Campanha - Na próxima segunda-feira, às 21h30, Zico pisará novamente no gramado que o consagrou como um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, o do Maracana. Zico estará defendendo uma Seleçao Brasileira recheada de craques, como Adílio e Oscar e Roberto Dinamite. O jogo contra a Argentina faz parte de uma campanha contra o cigarro. Os ingressos serao vendidos nas bilheterias do estádio e em bancas de jornais a R$ 3. A renda será doada para a Santa Casa da Misericórdia e para o Hospital Mário Kroeff.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;