Internacional Titulo
Roma é capital da cristandade
Por Do Diário do Grande ABC
14/08/2000 | 15:10
Compartilhar notícia


Roma cumprirá a partir desta terça-feira seu papel de capital da cristandade, por ocasiao das XV Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), ato chave do ano jubilar, com o que a Igreja espera sacudir as consciências católicas graças à força e ao vigor dos jovens.

O Papa Joao Paulo II inaugurará nesta terça oficialmente as Jornadas com uma cerimônia de boas-vindas na Praça de Sao Joao de Letrao, para os italianos e na Praça de Sao Pedro no Vaticano, para os estrangeiros.

Cerca de 150 mil jovens católicos provenientes de numerosos países do mundo inteiro passeavam nesta segunda-feira pelas ruas da Cidade Eterna e, segundo dados do Vaticano, pelo menos meio milhao de peregrinos a maioria de menos de 35 anos, assistirao à cerimônia de abertura na tarde desta terça.

A manifestaçao, que se prolongará por cinco dias e que a imprensa italiana denominou de as Jornadas do Orgulho Católico, comparando-as com aquelas recentes do orgulho homossexual, que suscitaram tantas polêmicas, é considerada como um dos eventos mais importantes do ano Santo.

Cerca de um milhao e meio de peregrinos se concentrarao a partir de sábado à tarde no imenso campo de Tor Vergata, a 15 km do centro de Roma, para uma vigília católica animada por uma série de manifestaçoes, concertos e encontros, que concluirao no dia seguinte, o domingo, com a missa solene do Papa.

``Terei a felicidade de receber em Roma no 15 de agosto os participantes nesta reuniao extraordinária', anunciou com satisfaçao o Papa, que em numerosas ocasioes se pronunciou em favor dos movimentos católicos juvenis.

O Sumo Pontífice sairá esta terça-feira a bordo de um helicóptero de sua residência de verao de Castelgandolfo (a 30 km de Roma) para saudar os peregrinos reunidos em Sao Joao de Letrao e depois irá de automóvel para fazer a mesma coisa ante a Basílica de Sao Pedro.

O Papa, 80 anos, nao participará pessoalmente em outras cerimônias das Jornadas, entre elas a procissao da sexta-feira em torno do Coliseu, que será presidida pelo vigário de Roma, o cardeal Camillo Ruini, e na qual se calcula uma participaçao de cerca de 800 mil peregrinos.

Para o cardeal Ruini, os jovens ``buscam respostas verdadeiras e sinceras, para eles e para toda a humanidade'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;