Memória Titulo
Colônias, indústria e serviços: muda a Vila

Quando expressões como ‘secretária bilíngue' eram novidade pelos lados da então chamada Vila de São Bernardo, a cidade começava...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/01/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Quando expressões como ‘secretária bilíngue' eram novidade pelos lados da então chamada Vila de São Bernardo, a cidade começava a receber suas grandes indústrias. Dentre elas, a Companhia Distribuidora Geral Brasmotor, que seria a primeira a montar veículos Volkswagen no País. E o que causou a vinda da Brasmotor e outras indústrias foi, sem dúvida, a construção da Via Anchieta.

A Anchieta cortou áreas coloniais das quais se ocupavam imigrantes europeus e seus descendentes, com predominância para os italianos. E as indústrias que vieram ocuparam, claro, antigos lotes coloniais. Brasmotor, Varam Motores, Koppers, Fontoura, Martini e Resana estavam entre as pioneiras. Depois viriam as grandes montadoras de veículos. Hoje se observa o reverso: muitas das indústrias pioneiras que ocuparam as colônias abrem espaço para hipermercados, shoppings, conjuntos habitacionais e piscinões.

Os terrenos da Brasmotor, da marca Brastemp, hoje são ocupados pelo Wal-Mart - e esta área, 70 anos atrás, servia ao plantio de legumes e verduras de imigrantes como os Arsuffi, hoje ainda com raízes no bairro Ferrazópolis.

Toda essa retrospectiva histórica, suas idas e vindas, para citar a foto de hoje, com três secretárias pioneiras da Brasmotor no pós-guerra. Acadêmicos do Grande ABC, historiadores formados, as três moças da foto têm belas histórias para contar e sabem muito mais sobre a História local do que se ensina nos bancos escolares.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A voz, a carreira, a história de um comunicador de rádio: Hélio Ribeiro. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: orquestra do pianista Eddy Duchin; cantores John Pizzarelli, Salena Jones, Vic Damone, Kay Starr, Peter Cincotti, Pearl Bailey, Nancy La Mott e Bing Crosby; amanhã: temas famosos em revistas musicais do teatro em Nova York. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Datas marcantes de 2010. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. É dada a largada para o Carnaval da História. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Sucessos de Tim Maia, Roberto e Erasmo Carlos, Moacyr Franco e Paulo Diniz, que canta Pingos de Amor. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 30 de janeiro de 1980

Manchete - Coordenadores do PDS definem linha de atuação social

Sindicalismo - Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema reivindicam 15% de aumento real.

Grande ABC - Cresce o número de migrantes vindos de outros Estados e que fogem do surto de poliomielite e inundações.

São Bernardo - Em Vila Baeta Neves nasce uma nova favela.

Editorial - Reforço policial é aguardado com vivas.

Carnaval 1980 - Ribeirão Pires ganha sua primeira escola de samba: União do Pilar Velho.

Polícia - Vigia mata ladrão com seis tiros em bar do Jardim Industrial, em São Bernardo.

Turma do Rudge

Hoje é o aniversário de Ramiro Meves, subprefeito de Rudge Ramos. Ele nasceu no bairro em 30 de janeiro de 1950. Trabalhou no cemitério de Vila Paulicéia, foi vereador e deputado estadual.

SANTOS DO DIA

Jacinta de Mariscotti, Martinha, Savina e Barsimeu.

Santa Martinha (estampa) foi considerada uma das principais padroeiras de Roma. Viveu no século terceiro e suas relíquias foram descobertas 1.400 anos após o seu martírio. Coube ao papa Urbano VIII fixar a festa de Santa Martinha no dia 30 de janeiro.

EM 30 DE JANEIRO DE...

1970 - Scarpelli & Savordelli inauguram a Papelaria Bambino, em São Bernardo.

HOJE

Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, Dia da Saudade e Dia da Não Violência.

Trabalhadores

Nasce em 30 de janeiro:

Paulo Blasque. 1917. Bocaina (SP). Torneiro da Usina Colombina.

Fonte: primeiro livro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;