Internacional Titulo
Iraque diz que está derrotando Bush
Por Da AFP
05/01/2003 | 10:50
Compartilhar notícia


O Iraque afirmou neste domingo que está perto de derrotar o presidente norte-americano, George W. Bush, na questão do desarmamento, enquanto os técnicos da Organização das Nações Unidas (ONU) continuam suas buscas de armas proibidas no Iraque.

"O Iraque neutralizou a resolução 1.441 por sua credibilidade e segurança", diz o jornal oficial Al-Iraq na edição deste domingo, acrescentando que Bagdá "jamais temeu as equipes de inspeção da ONU e provou ao mundo que disse a verdade" sobre a inexistência de armas de destruição em massa em seu poder.

O jornal, referindo-se à cooperação de Bagdá com os técnicos da ONU, criticou as declarações do presidente George W. Bush sobre o perigo potencial que, segundo ele, o Iraque continua representando para o mundo.

Já o jornal As-Saura, por sua vez, denunciou "uma campanha histérica" nas declarações de Bush, quando o presidente americano insistiu que os Estados Unidos estão prontos para atacar o Iraque se este país não se desarmar. O jornal inclusive se surpreendeu com o silêncio do Conselho de Segurança da ONU sobre as ameaças americanas e os reforços militares de Washington na região.

Segundo o centro de imprensa do Ministério iraquiano de Informação, cinco equipes de inspeção estão trabalhando neste domingo.

Enquanto isso, mantendo a pressão sobre o Iraque, aviões americanos e britânicos bombardearam três instalações da defesa antiaérea iraquiana, no sábado, em resposta a "disparos hostis", e lançaram panfletos pedindo aos iraquianos que escutem as transmissões de rádio da coalizão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;