Esportes Titulo
Santo André sedia festival de ginástica olímpica
Por Analy Cristofani
Da Redaçao
23/09/2000 | 00:22
Compartilhar notícia


A cidade de Santo André recebe neste sábado 240 ginastas para o 1º Festival Arbos de Ginástica Olímpica e Acrobática. A partir das 16h, o público vai poder acompanhar o desfile de abertura e todas as apresentaçoes, que devem prosseguir até 20h, no próprio colégio Arbos, avenida Padre Anchieta 466.

Segundo Deise Turbai Garcia, responsável pela equipe do colégio e organizadora do evento, o objetivo do festival é divulgar a prática do esporte e incentivar novos atletas a desenvolver as técnicas esportivas.

O encontro vai apresentar pela primeira vez a ginástica acrobática, que estará nos próximos Jogos Olímpicos, em Atenas 2004. A acrobática é realizada em duplas, trios e quartetos, em uma mistura de dança, ginástica e artes circenses.

Além da ginástica acrobática, os atletas e dançarinos vao fazer apresentaçoes de ginástica olímpica, rítmica, dança, street dance, ballet clássico e moderno. "Todas as entidades vao receber um troféu pela participaçao no evento", conta Deise.

O 1º Festival vai ter a participaçao de 13 entidades, entre escolas, academias e grupos acrobáticos do Grande ABC, litoral e até de outros estados. O público vai poder assistir apresentaçoes de todas as modalidades. Sao crianças de três anos ou grupos de adultos. "Nao vai existir premiaçao. É uma forma de cada um apresentar a sua arte, o modo como trabalha. Vai ser muito bom", fala a organizadora.

Segundo Deise, o intercâmbio é considerado importante para que o esporte se desenvolva rapidamente. Sendo assim, o festival vai contar com a presença de três grupos de Minas Gerais (Grupo Acrobático Julius de Estiva, Street Boys de Varginha e Millenium de Estiva), além de um do Guarujá que, para Deise, é de alto nível. Mas a maioria dos participantes é do Grande ABC, com cerca de 130 ginastas.

Acostumado a apoiar o esporte, o Arbos já conquistou, por meio de seus atletas, vários títulos, alguns deles internacionais. Alunos do colégio chegaram a representar o Brasil no Mundial de Ginástica realizado na Africa do Sul, no ano passado. Atualmente, o Arbos integra o Comitê Técnico de Ginástica Acrobática da Federaçao Paulista de Ginástica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;