Memória Titulo Avenida Industrial
Quem é você, colaborador Nordon?

Memória busca contato com antigos funcionários da companhia, que fez história na Avenida Industrial

Ademir Medici
20/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Recentemente Memória focalizou a presença da Nordon Indústrias Metalúrgicas em Santo André, companhia que modificou a paisagem da cidade entre as décadas de 1960 e 1990. Uma empresa que produzia equipamentos gigantescos. Um exemplo: tanques de nitrogênio para marcas como a White Martins.

Temos em mãos muitas fotos da Nordon: 1.000, 5.000? Mas falta um complemento importante: a memória oral de antigos diretores, acionistas, funcionários, técnicos, operários. Chegamos até a uma secretária executiva, mas ela preferiu não falar.

Das imagens obtidas, temos as dos personagens das fotos de hoje, da fabricação e do escritório. Quem seriam eles? Por onde andariam? Este é o desafio. Apenas eles para auxiliar nesta construção de memória, tão importante para a história industrial de Santo André e região.

 

Os sonhos desta escritora andreense

Cintia Corina Andreoza, andreense técnica em publicidade e tradução, é escritora com uma obra publicada Eu, Alhambra e os Três. Trata-se de uma história sobre vingança, amor casual e o inesperado.

Ela também escreveu um roteiro de cinema chamado Riverside Bye -Bye.

O trabalho de Cintia como secretária no ramo jurídico rende boas histórias.

Tanto que ela está escrevendo, simultaneamente, uma peça de teatro e mais um screenplay (roteiro) para cinema.

Sonhos, ela destaca dois: ter a sua obra estudada nas escolas e viajar pelo mundo.

Enquanto isso, Cintia tem participado de atividades como o Sarau Urbanista Concreto, desenvolvido sábado passado no Parque São Rafael, Zona Leste de São Paulo, evento organizado pelo professor Germano Gonçalvez.

“Fico feliz pelo convite e muito honrada em participar da página Memória”, diz ela, muito simpática. “Todas as manhãs, mamãe (ao ler a página Memória) faz comentários sobre quem foi quem e quando foi.”

Cintia Corina também participou, aqui no Diário, da abertura do Encontro São Paulo de Literatura, iniciativa da Editora Matarazzo.

 

Interação com o Facebook

‘Conversa gravada num consultório’

O papo se inicia no momento em que J. M. se defronta com a fisionomia do professor doutor.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 19 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6993

São Caetano – Município terá Guarda Municipal integrada.

Primeira Divisão – O Santo André estreia no Campeonato Paulista de 1989 contra a Ferroviária. O jogo será no Bruno Daniel. O técnico da equipe é José Carlos Serrão.

Cultura & Lazer – o Grande ABC reclama livrarias. Com poucas opções de compra, consumidores de cultura da região buscam na Capital os títulos ausentes das listas escolas e de best-sellers.

Comportamento – Arte de reformar roupas ganha impulso com a crise. Reportagem: Maria do Socorro Diogo.

 

Em 20 de fevereiro de...

1919 – Em artigo publicado na Seção Livre do Estadão, é citada a Companhia Industrial de Ribeirão Pires, artigo do qual extraímos os seguintes tópicos:

A companhia teria como acionista e membro do Conselho Fiscal o deputado Carlos de Campos.

A empresa aparece no Diário Oficial do Estado de 7 de novembro de 1916, com a publicação de uma ata sua de 25 de outubro de 1916.

À empresa estaria entregue o calçamento da cidade de São Paulo.

O artigo em questão é eminentemente político. Afirma que a Companhia Industrial de Ribeirão Pires pertence a acionistas alemães e que conta com o apoio de políticos e demais autoridades brasileiras.

Assina o artigo Ivan Subiroff, que se autodenomina delegado da República dos Soviets russos em São Paulo.

Provavelmente um pseudônimo, que nas edições seguintes voltará a escrever.

Para nós, da Memória, um século depois, vale destacar os pontos alinhavados para demonstrar um aspecto da política econômica de Ribeirão Pires de então.

Internacional – Do noticiário do Estadão: atentado contra Geogers Clemenceau, presidente do Conselho de Ministros e ministro da Guerra da França. Três tiros o atingem, sem gravidade. O agressor é preso.

1934 – Fundado o Partido Independente Municipal, PIM, organização política com sede no Distrito de Paz de Santo André e que recebia o apoio do jornal O Imparcial.

 

Santos do Dia

Eleutério

Zenóbio

Leão de Catânia

Nilo

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 20 de fevereiro:

Em Tocantins, Angico, Araguanã, Bom Jesus do Tocantins, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Mateiros, Maurilândia do Tocantins, Palmeirante, Riachinho, Rio da Conceição, São Miguel do Tocantins, São Salvador do Tocantins e Sucupira.

Na Bahia, Ibitiara e Lafaiete Coutinho.

Em Santa Catarina, Xaxim.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;