Memória Titulo MEMÓRIA
A Sapoti em Santo André
Por Ademir Médici
02/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Angela Maria, que nos deixou no domingo, teve sempre uma boa relação com o Grande ABC. Foram inúmeros shows aqui realizados. Nós nos lembramos da sua presença na penúltima festa italiana da Associação São Luiz, realizada na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo em 2017. Não veio para cantar, como de fato não cantou. Veio para participar. E participou, com toda simpatia.

Neste ano Memória recebeu uma foto da cantora, tirada quando de um show no quarto centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo, em 1953. Tempo dos pavilhões erguidos especialmente para as comemorações, e que ficavam onde está o Centro Cívico, a Praça Quarto Centenário.

A foto foi guardada pela família de Francisco Fonseca, e repassada à Memória por sua filha, a jornalista Regina Belletato Fonseca, nossa ex-colega de Diário.

Interação com Facebook

Crônicas

Fiquei curioso sobre as crônicas do Lourenço Diaféria (publicadas em 1988 pelo Diário e cujos títulos vêm sendo divulgados em Memória). A sua página já republicou alguma delas, na íntegra?
Sérgio Paz, de São Paulo

NOTA DA MEMÓRIA
[Prezado Sérgio. O espaço não comportaria a republicação daquelas belíssimas crônicas de 30 anos atrás. Mas temos o Facebook, editado pela jornalista Cecília Del Gesso, coordenadora do Banco de Dados do Diário.

A sua observação, caro Sérgio, é tão interessante que, a partir de hoje, o Face vai trazer não só Lourenço Diaféria como também Guido Fidelis, cronista com raízes no Grande ABC.

Na estreia, Lourenço Diaféria escreve sobre a felicidade, uma história de 1893 que chegou a ele por um escritor de Camanducaia. Esta crônica foi publicada pela primeira vez no domingo, 2 de outubro de 1988.

A Copa de São Caetano
Cada uma das sete seleções do Pé na Bola deste ano do São Caetano EC ganhou uma página em álbum de figurinhas. Memória já publicou a foto da seleção do campeonato e a do México, a sétima colocada. Hoje é a vez da seleção da Nigéria, sexta colocada. Amanhã será a Polônia. Seguimos o bom exemplo de fazer memória que vem da Rua Ceará, no bairro Fundação. A história deste torneio está no DGABC TV – www.dgabc.com.br

Diário há 30 anos
Domingo, 2 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6873

Manchete – Alta tecnologia transforma perfil industrial da região. O jornalista Tomás Irineo Pereira, então editor de Economia, escreve, em manchete: Nasce a nova indústria do grande ABC
Escreve Tomás: “A segunda metade da década de 1980 viu surgir aqui centenas de pequenas indústrias em áreas sofisticadas, que vão da eletrônica à informática, passando pela mecânica de precisão”.

Em 2 de outubro de...

1918 –Celebrada a missa de sétimo dia da morte do major Manuel José de Oliveira Catta-Preta, na Matriz de Santa Cecília, em São Paulo.
Catta-Preta, herói da Guerra do Paraguai e antigo vereador de São Bernardo, deixa viúva Olympia Guimarães Catta-Preta, o irmão e conselheiro Lucas de Oliveira Catta-Preta e os sobrinhos Eugênio de Valladão Catta-Preta e Antonio do Valladão Catta-Preta.
 - A gripe espanhola: Pedro Frontin, comandante da esquadra brasileira na guerra, envia telegrama ao governo com a relação dos casos de morte a bordo dos seus navios: mais de 80.
- A guerra: a grande batalha na França e na Bélgica; o mapa do teatro ocidental da guerra.

Hoje
Dia Internacional do Notário

Santos do Dia
Hoje é o Dia do Anjo da Guarda. A data começou a ser celebrada na Espanha, no ano 400. O 2 de outubro quem fixou, em 1670, foi o papa Clemente X.

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 2 de outubro:

- Em São Paulo, Cruzeiro
- Em Rondônia, Porto Velho, capital do Estado
- Em Goiás, Aragarças
- No Mato Grosso do Sul, Bonito
- Em Minas Gerais, Campanha e Minas Novas
- Em Pernambuco, Canhotinho
- No Rio Grande do Norte, Macau e Serrinha
- No Pará, Óbidos

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;