Memória Titulo
Mizuho celebra os 75 anos da sua associação

A Associação Cultural de Mizuho, de São Bernardo, celebra neste domingo os festejos comemorativos ao seu 75º aniversário

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A Associação Cultural de Mizuho, de São Bernardo, celebra neste domingo os festejos comemorativos ao seu 75º aniversário: 1935-2010. E com isso preserva o costume dos pioneiros de não deixar passar a data em branco no mês de maio, em especial nos anos redondos como este.

As festas serão na sede social da associação, no bairro Cooperativa, com missa budista, solenidades alusivas à data, almoço e entretenimento.

A agenda de atividades culturais e esportivas do Mizuho ao longo do ano é ampla: aulas de japonês, caligrafia japonesa com pincel, pintura em tela, ginástica, dança artística (nihonbuyô), taikô, gatebal e esportes diversos.

A Associação Mizuho preserva sua memória. Tadatoshi Fujiori e Roberto Inoue, presidente e vice da associação, trouxeram à Memória as fotos de hoje, e outras que publicaremos amanhã, todas devidamente identificadas e que compõem álbuns maravilhosos organizados a partir de 1950.

Celebração dos 75 anos da associação Mizuho - 1935-1970. Quando: hoje, a partir das 9h30; local: bairro Cooperativa, São Bernardo; endereço: Praça Tokuyama, 2; homenageados: Nobuo Miyamoto, 98 anos, o mais idoso morador; Motoji Ito, 95, o mais idoso filho dos fundadores.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
O Diário não circulou em 2 de maio de 1980, por causa do feriado da véspera. Notícias da edição de 1º de maio:

São Caetano - Prefeitura doa área à Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional).

Ribeirão Pires - Começa hoje a festa do Pilar.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Aumento do IOF e a situação do governo.

Trabalhadores
Nascem em 2 de maio:

1897 - José Gabriche. Natural de Sant'Anna. Sócio nº 91 do Sindicato dos Químicos. Servente da Rhodia. Residência: Rua Uruguaiana, 285, mudando-se para a Avenida Andrade Neves, 875, em Santo André.

1903 - Isolino Pinheiro. Natural de Espírito Santo do Pinhal (SP). Sócio nº 260 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residência: Rua França, 697, Parque das Nações, Santo André.
Fonte - 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

A greve dos 41 dias - 32º dia
Sexta-feira, 2 de maio de 1980. Silêncio neste feriadão prolongado, após as emoções do Dia do Trabalho vividas em São Bernardo. Nenhuma assembleia é realizada, nenhum movimento. Grandes contingentes de famílias de metalúrgicos procuram comida nos pontos de fundos de greve.

EM 2 DE MAIO DE...
1890 - Governador do Estado nomeia um conselho de intendência para governar o recém-constituído município de São Bernardo, hoje Grande ABC.

SANTOS DO DIA
Atanásio, Germano e Zoé. Na estampa, Santo Atanásio (Alexandria, Egito 295-373). Bispo e doutor da Igreja. Figura de proa na luta contra as heresias que se abateram sobre a Igreja a partir do Édito de Milão (313). Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;