Setecidades Titulo Gamesp
Primeira reunião apresenta demandas sobre GCMs

Secretário de Segurança do Estado, Mágino Alves Barbosa Filho participou do evento

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
09/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Após a paralisação de quatro anos, os prefeitos da região retomaram o Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de São Paulo) Sub-região Sudeste com demandas relacionadas, principalmente, às GCMs (Guardas Civis Municipais). Entre as demandas apresentadas estão o convênio com o Estado para o aporte de viaturas, além de armamento e treinamento para os guardas.

A reunião teve a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. Conforme o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), convênios com o Estado podem ajudar na compra de viaturas, troca de armas e no treinamento dos guardas, já que a própria entidade regional mantém centro de treinamento.

Uma das soluções apresentadas é o repasse de armas das polícias, como já ocorreu com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). “A partir do próximo ano poderemos discutir as questões para adquirir esses equipamentos (viaturas). Porque há questões legais que hoje são impeditivos, mas podem ser regularizados”, afirmou o responsável pela Pasta estadual. Ele também citou proibições legais para que a PM (Polícia Militar) possa dar treinamento para a guarda.

“Um gabinete não resolve o problema de Segurança, mas discute os problemas de Segurança e integra ações comuns nas cidades. Não tenho dúvida que pode colaborar muito no combate à violência como todo”, comentou Orlando Morando, que relatou estar otimista com os resultados para as demandas apresentadas.

O secretário também apresentou os índices de criminalidade na região. No último mês, conforme noticiado pelo Diário, o número de homicídios teve alta de 33,7% no primeiro semestre do ano, conforme números da Pasta. O aumento vai na contramão dos dados do Estado, que teve diminuição. Os índices de crimes contra o patrimônio registraram queda. “A região tem panorama que precisa melhorar, apesar de estar com vários índices positivos”, comentou.

A questão da troca de radiotransmissores, que já foi pauta da reunião do Consórcio Intermunicipal, também foi citada. Para trocar toda a rede analógica das cidades seria necessário investimento de R$ 20 milhões.

O evento contou com as presenças de representantes da PM e Polícia Civil da Região Metropolitana, além dos secretários municipais de Segurança. Os prefeitos Adler Kiko Teixeira (PSB-Ribeirão Pires) e Gabriel Maranhão (PSDB-Rio Grande da Serra) também participaram da reunião.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;