Setecidades Titulo Novo formato
Alistamento pode ser feito pela internet

Novo formato ajuda a agilizar processo e deve reduzir o número de jovens não alistados

Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
17/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DAGBC


 Cumprindo o calendário do serviço militar, que vai de 2 de janeiro a 30 de junho, os nascidos em 1999 devem se alistar na Junta Militar mais próxima de sua residência ou na plataforma on-line, novidade deste ano que vem para diminuir o contingente de inscritos fora do prazo. Diversos obstáculos relacionados a documentações podem aparecer no caminho daqueles que não participarem do processo.

Para este ano, a expectativa para Santo André é o alistamento de aproximadamente 5.000 jovens. Aqueles que desejam se inscrever pela internet devem fornecer informações como o CPF, RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência, além de celular e e-mail para que as informações do processo sejam recebidas. Se a opção for ir à Junta Militar, os documentos são os mesmos, somando apenas o comprovante de endereço atual e foto.

A importância da divulgação do processo é ressaltada por Priscila Oliveira da Silva, secretária da Junta de Serviço Militar da Vila Guiomar, em Santo André. “O que acontece muito aqui é que as pessoas chegam com 20, 30 e até 40 anos e não têm alistamento. Elas não sabem a importância que esse documento tem, apesar de ele ser obrigatório”, diz. Cidadãos com filhos e/ou casados não são chamados.

A expectativa é que a quantidade de não alistados diminua. A regularização da situação dos jovens é um valor a ser perseguido. “Se o jovem não se alistar, problemas como a dificuldade para arrumar emprego, matrícula de faculdade e, principalmente passaporte, podem aparecer”, conta.

Priscila afirma que mais de 90% dos candidatos são liberados na primeira fase do processo por excesso de contingente. De mais de 5.000 jovens, apenas 100 são matriculados e servirão do período de 1º de março até 30 de novembro, com período de duas horas por dia, além de plantões. “Doenças comprobatórias, problemas crônicos, pinos em partes do corpo e falta de membros são pontos que normalmente liberam os candidatos.”

Aqueles que causam problemas durante o período de serviço militar podem ser dispensados e voltar para o processo a partir da entrevista no ano seguinte.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;