Política Titulo São Caetano
PTB caminhará com Auricchio, diz Salgado, vice de Paulo Pinheiro

Presidente do partido na cidade afirma que sigla estará junto com tucano, apesar de divergência

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
01/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Jorge Salgado (PTB), candidato a vice-prefeito na chapa derrotada do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), deixou as divergências partidárias de lado e já anunciou que o PTB “caminhará junto” com o tucano. Durante a gestão do peemedebista, do qual foi líder do governo na Câmara, Salgado foi crítico ferrenho de Auricchio.

“A cidade está acima de tudo. O PTB tem história no município. Os últimos prefeitos foram da legenda, o próprio Auricchio também fez parte do partido”, frisou Salgado, que preside o diretório municipal do PTB. Sua alçada ao comando da sigla, inclusive, foi amarrada em outubro pela cúpula do PTB estadual, em manobra para evitar que dissidentes do partido trabalhassem para que a agremiação estivesse no arco de alianças de Auricchio. Presidente do diretório paulista da legenda, o deputado estadual Campos Machado guarda mágoas da troca de Auricchio do PTB pelo PSDB e proibiu que a legenda apoiasse o ex-filiado. Os dois primeiros governos de Auricchio (2005-2008 e 2009-2012) foram pelo PTB.

Apesar de o partido optar pela chapa com Pinheiro (que também fez carreira política pelo PTB), Auricchio recebeu adesão informal de petebistas durante a campanha, à revelia da posição oficial do PTB. Vereadores e filiados antigos da legenda se negaram a pedir voto a Pinheiro. Passado o pleito, Auricchio entregou duas secretarias a petebistas: atual vereador pela legenda, Gersio Sartori comandará Assuntos Institucionais e cuidará da interlocução da Câmara com o Palácio da Cerâmica; o advogado Filinto de Almeida Teixeira chefiará Mobilidade Urbana.

“O Auricchio acertou nas escolhas (dos nomes)”, sintetizou Salgado, ao emendar que a rivalidade com o tucano na campanha não impede a escolha por quadros petebistas. “Hoje a pessoa pode estar filiado no PTB, mas amanhã estará em outro partido. Como o próprio Auricchio fez”, avalia.

Nos bastidores, ventilou-se que a direção municipal passaria por nova mudança. Petebistas próximos ao comando estadual da legenda, porém, avaliam como remota essa possibilidade, justamente por conta dessa aproximação de petebistas com o prefeito eleito.

Será a primeira vez desde 1982 que o PTB não terá vereador na cidade. Até 2012, quando Auricchio, pelo PTB, não conseguiu eleger sua sucessora, Regina Maura (ex-PTB, hoje PSDB), prefeitos da legenda se revezavam há três décadas no comando do município. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;