Setecidades Titulo Retomada
Termina greve na Saúde de Sto.André

Funcionários contratados pela FUABC receberão hoje o 13º salário; paralisação durou 19 dias

Por Vanessa Oliveira
Do Diário do Grande ABC
28/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Funcionários que atuam na área da Saúde em Santo André por meio de contrato da Prefeitura com a FUABC (Fundação do ABC) decidiram, ontem, pelo fim da paralisação parcial do atendimento que durou 19 dias. A decisão foi tomada em assembleia, após compromisso do prefeito Carlos Grana (PT) de que o dinheiro do 13º salário será depositado hoje, integralmente.

O anúncio de que a administração municipal repassará o recurso à FUABC para quitação foi feito na tarde de ontem durante reunião entre o chefe do Executivo, representantes do SindSaúde ABC (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Saúde no Grande ABC) e do Sindacs (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo).

A categoria estava paralisada desde o dia 9 em protesto ao não pagamento do benefício. Para saldar a pendência aos 1.731 funcionários representados pelo SindSaúde ABC e aos 300 agentes defendidos pelo Sindacs, será necessária quantia de R$ 4,8 milhões.

“Estávamos dependendo do resultado de receitas que somente hoje (ontem) se confirmaram e tivemos condição de quitar com isso”, disse o prefeito, explicando que o montante veio de várias fontes, entre as quais resultados do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do Supersimples.

Grana acrescentou que a Prefeitura deixará recurso suficiente para que o próximo prefeito – Paulo Serra (PSDB), que assumirá a Prefeitura em 1º de janeiro – possa pagar os vencimentos dos trabalhadores da FUABC referentes a dezembro e que serão debitados no quinto dia útil de janeiro. Segundo o secretário de Saúde Homero Nepomuceno Duarte, a folha de pagamento dos trabalhadores consome R$ 17 milhões mensais.

“Os funcionários fizeram movimento legítimo, mas não irresponsável, pois tivemos atendimento dentro daquilo o que é (previsto)”, falou Duarte.

 

RIBEIRÃO PIRES

Segundo o SindSaúde ABC, funcionários de Ribeirão Pires estão há dois meses com salários e benefícios em atraso, além do 13º. Diante do impasse, edital de greve foi aprovado. A entidade sindical prevê que a categoria inicie paralisação do atendimento nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade a partir de amanhã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;