Setecidades Titulo São Bernardo
Presépio solidário do Jardim Silvina abre as portas para o público hoje

Projeto tradicional arrecada alimentos para doar a famílias carentes

Por Leonardo Santos
Especial para o Diário
03/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Faltando menos de um mês para o Natal, será inaugurado hoje o tradicional presépio solidário do Jardim Silvina. O gesto, realizado há mais de 40 anos pela dona de casa Aparecida Oneda Guimarães, a Cida, 69 anos, exalta o espírito da festa cristã. Para que a comunidade visite o espaço, é preciso doar um quilo de alimento não perecível. Os mantimentos são usados pela organizadora para a criação de cestas, posteriormente distribuídas aos moradores do bairro carente de São Bernardo.

A confecção do cenário – que representa o estábulo em Belém onde nasceu Jesus Cristo –, neste ano ganhou características do bairro, como representação dos edifícios residenciais, além de peixes de verdade no lago. “Faço isso há mais de 40 anos. É uma história que construí com meu marido e que vai continuar”, ressalta Cida, animada com o resultado de um mês de trabalho. “É uma maneira de as pessoas da região se identificarem com o presépio”, comenta sobre os detalhes da maquete, que mede 7,5 metros por 3,5 metros.

Até mesmo o querido padre Gilberto, afastado das celebrações litúrgicas do bairro por problemas de saúde, foi homenageado na representação cristã neste ano. Ele ganhou uma casa no cenário. “Foi um jeito que achei para mostrar o quanto ele é querido pelos moradores do bairro e que está conosco sempre”, destaca Cida, emocionada.

Seguindo os passos dos pais, o motorista Eduardo Ferreira Guimarães, 40, sente orgulho em ajudar a manter a tradição da família. “A cada ano temos uma novidade no presépio. É ótimo, porque as pessoas criam expectativa. Ajudamos outras famílias e alegramos o bairro”, avalia.

O presépio fica aberto à comunidade diariamente, das 14h às 19h. e está situado na Rua Araújo Viana, 230, das 14h às 19h. “Natal é isso. Saber que deixamos famílias mais felizes é gratificante e emocionante”, considera Cida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;