Memória Titulo MEMÓRIA
Oitenta anos. Uma festa para Maria Auxiliadora
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Prepara-se uma festa no bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Dona Maria Auxiliadora completa amanhã, feriado nacional, 80 anos de vida.

Ela nasceu em Caruaru – e quantos moradores do Grande ABC são provenientes de Caruaru, em Pernambuco! Veio para São Paulo aos 10 anos de idade, com a família, passando a morar em Presidente Prudente.

Aos 19 anos fugiu para se casar – ela e o noivo, Itair Scarabelli, foram parar na cidade de Santo Inácio, no Paraná. Em 1960 retornou para Presidente Prudente. Em 1966 – há meio século exato – chegou a São Bernardo e ao bairro Baeta Neves, onde a festa dos 80 anos se prepara.

Um dos netos, Thiago, debruça-se sobre a história familiar, em especial da avó Maria Auxiliadora. Ele ouviu os seus, separou fotos, identificou imagens e procurou <CF160>Memória</CF>. Segue-se o seu trabalho.

Histórias de vida
Texto: Thiago Scarabelli Sangregorio


Minha avó fugiu para se casar pois os pais não aprovavam o casamento. Casou-se em janeiro de 1955. Trabalhou em Santo Inácio como lavadeira e passadeira, e, assim, ajudando seu esposo no orçamento familiar.

Cinco anos depois, ao retornar a Presidente Prudente, foi proprietária de uma lanchonete. Mais seis anos e a vinda para São Bernardo.

Sempre de família católica, Dona Maria Auxiliadora passou a participar do grupo Filhas de Maria.


ORIGENS

Desde que veio para São Bernardo sempre morou em Baeta Neves. Retornou a Caruaru, com sua família. Visitou novamente Santo Inácio. Ali recebeu as bênçãos pelo enlace, que durou 43 anos, pois em 1998 o nosso avô, Sr. Itair, veio a falecer.


SÃO BERNARDO

Diz a minha avó:
São Bernardo representa uma cidade acolhedora. Aqui me estabeleci com minha família de forma segura. Foi em São Bernardo que minhas filhas se casaram e constituíram suas próprias famílias.

Foi em São Bernardo que meu esposo se consolidou como empresário do ramo de carnes e trabalhou durante toda sua vida em prol de sua família. Um exemplo de homem, esposo, pai e avô, amado e respeitado por todos que tiveram a oportunidade de com ele conviver.


EXEMPLO

Maria Auxiliadora Scarabelli é uma mulher de fibra, determinada e que sempre buscou superar as adversidades da vida com amor e respeito ao próximo.

Adora ajudar aos que mais precisam. Pratica a solidariedade. Não mede esforços para ver as pessoas ao seu redor sorrindo. Uma mulher que tem muita fé em Deus e em Nossa Senhora de Aparecida, que não perde uma boa piada, busca sempre estar sorrindo e chega aos 80 anos de vida com muita disposição, alegria e cheia de amor pra dar e receber.

Temos muitos motivos para comemorar esses 80 anos de vida e o jubileu de ouro na cidade de São Bernardo.


PERFIL

Nome de solteira – Maria Auxiliadora da Silva

Nascimento – 15-11-1936

Cidade natal – Caruaru, em Pernambuco

Pais – Emília Bernardina da Silva e João Florêncio da Silva

Irmãos – Josefa, Bernadina, Luiza, Rosilda e Adalberto

Marido – Itair Scarabelli

Filhas – Ivete, Inamar e Sandra

Netos – Franklin, Alexandre, Franciolini, Paula, Thiago e Suellen

Bisnetos – Arthur, Valentina e Cauã

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 14 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6290

Manchete – Inflação de 1,9% em outubro é a maior do Cruzado

Eleições 86 – Maluf prevê reforma partidária.

Ermírio: tarefa cumprida.

PMDB: à espera da vitória de Quércia no Interior.

Dom Jorge torna público apoio ao Dr. Israel Zekcer e padre Franco Masiero.

Santo André – Aberta a 10ª Feira da Bondade, no Parque Regional Duque de Caxias, atual Celso Daniel.

São Bernardo – Prefeitura atrasa recolhimento de encargos sociais.

Clubes – Presidente do EC Santo André, Breno Gonçalves pede demissão.


Em 14 de novembro de...


1916 – Deixa Ribeirão Pires, onde esteve estabelecido por largos anos com loja de fazendas, o Sr. José Elias Chieddi. Mudou para Rio Preto.

Professora Adelina Martins assume cadeira no 1º Grupo Escolar de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: vitória das tropas franco-sérvias na Macedônia; 6.000 prisioneiros teuto-búlgaros; 72 canhões e 50 metralhadoras apreendidas.

1971 – Lojas Di Cicco e Maringá, do mesmo grupo, inauguram filial em São Bernardo: Rua Rio Branco, 317, perto da Matriz da Boa Viagem.

1976 – Clube Atlético Aramaçan faz domingueira animada pelo conjunto Casa das Máquinas.


Hoje


Dia dos Bandeirantes

Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Santana de Parnaíba, Lorena e Serra Azul.

Santana de Parnaíba. Elevado a município em 1625, quando se separa de São Paulo, capital.

Lorena. Elevado a município em 1788, quando se separa de Guaratinguetá.

Serra Azul. Elevado a município em 1927, quando se separa de São Simão.


Municípios Brasileiros


Celebram seus aniversários em 14 de novembro:

Em Goiás, Aporé, Araçu, Aragoiânia, Avelinópolis, Barro Alto, Brazabrantes, Carmo do Rio Verde, Caturaí, Damianópolis, Damolândia, Divinópolis, Divinópolis de Goiás, Estrela do Norte, Flores de Goiás, Florestópolis, Goianápolis, Hidrolina, Iaciara, Israelândia, Itaguaru, Itajá, Itapirapuã, Joviânia, Jussara, Mambaí, Maurilândia, Maiporá, Mossâmedes, Mutunópolis, Nova América, Nova Roma, Nova Veneza, Portelândia, Santa Rosa de Goiás, São Miguel do Araguaia, Serranópolis, Turvânia e Varjão.

Em Tocantins, Araguaçu, Araguaína, Brejinho de Nazaré, Dueré, Gurupi, Nazaré, Novo Acordo, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins e Xambioá.

No Paraná, Campina Grande do Sul, Capanema, Cascavel, Contenda, Florestópolis, Guaíra, Guaraniaçu, Marialva, Pato Branco, Santa Amélia, Santo Antonio do Sudoeste, São Sebastião da Amoreira e Tijucas do Sul.

Na Paraíba, Nova Palmeira

Em Santa Catarina, São Martinho

Santos do Dia

O ‘Catálogo dos Santos’, redigido nos anos 1369-1372 pelo veneziano Pietro de Natalibus, cita Santa Venerada Virgem no capítulo 61: nascida na Gália (França) no segundo século, Veneranda foi martirizada em Roma durante a perseguição na época do imperador Antonino (138-161).

Fonte – Blog: Heroínas da Cristandade

Nicolau Tavelic

Filomeno 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;