Setecidades Titulo Jubileu de ouro
Paróquia celebra 50 anos em S.Bernardo

Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Vila Marlene, teve missa com bispo e imagem de Portugal

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
14/10/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Marlene, em São Bernardo, completou 50 anos de existência. Na noite de ontem, pelo menos 300 fiéis participaram de missa celebrada pelo bispo da Diocese de Santo André dom Pedro Carlos Cipollini.

O bispo chamou a atenção para o contexto histórico da criação da igreja. “Na década de 1960, quando ela foi construída, era onde o povo, sendo na maioria imigrantes, se reunia para pedir forças. Foi um capítulo importante para a iniciação popular na comunidade”, disse.

Para comemorar o aniversário, a paróquia recebeu a imagem peregrina da santa padroeira, que veio de Portugal em razão do centenário da sua aparição. A estátua já passou pelo Rio de Janeiro, Itanhaém, Santos, entre outras cidades do País. “Ela ficou conosco durante esta semana e permanece aqui até domingo”, contou o pároco Augusto César Casemiro de Andrade.

A celebração também contou com a presença do bispo emérito da diocese dom Nelson Westrupp e do bispo de Petrolina, localizada em Pernambuco. O encerramento da festa do jubileu de ouro acontece amanhã. Haverá missa às 10h e procissão com velas, seguida por nova celebração, além de despedida da imagem, às 19h.

A virgem, que apareceu a três crianças pastoras, na cidade de Fátima, em Portugal há 99 anos, tem fiéis no mundo todo. Frequentador da paróquia, o aposentado Antônio Escolastico Ramalho, 75 anos, é nascido na Ilha de Madeira, mas se mudou para São Bernardo com a família quando ainda era pequeno. Desde então, frequenta as missas. “Toda a minha família é católica. Somos devotos de Nossa Senhora e eu até recebi o nome de um padre italiano”, afirmou.

O bispo da diocese destacou a importância de Maria na vida de Jesus Cristo durante a homilia. “Maria disse ‘sim’. Ela acreditou e assumiu o projeto de Deus”, afirmou.

Dom Pedro também aproveitou o momento político da região para lembrar os fiéis sobre o segundo turno das eleições municipais. Conforme o líder religioso, a população deve “rezar para Deus iluminar todos para que façam uma boa escolha”, orientou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;