Eleições 2016 Titulo Quarto colocado
Tunico deixa em aberto apoio no 2º turno em S.Bernardo

Peemedebista prega isenção no pleito, mas diz que não votará nulo; sigla ainda estuda caminhos

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
12/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O PMDB de São Bernardo definiu ontem por neutralidade na disputa pelo segundo turno entre os prefeituráveis Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS), porém deu liberdade aos seus filiados para a escolha do voto no dia 30. O ex-vereador e candidato peemedebista na corrida ao Paço Tunico Vieira (PMDB), quarto colocado no primeiro turno, ainda não bateu o martelo sobre quem apoiará nesta fase do pleito, .

Em reunião com os filiados, realizada ontem, no diretório do PMDB, Tunico frisou que ainda há conversas com os dois prefeituráveis. “Nossa pauta será pelo plano de governo. Vamos entregar nossos projetos aos dois candidatos. Mas até decidirmos tomar alguma posição, entendemos por bem liberar os filiados (para apoiar quem quiser)”, explicou.

O ex-prefeiturável ficou com 1,88% dos votos válidos (7.046 sufrágios), atrás de Tarcisio Secoli (PT), candidato indicado pelo governo do prefeito Luiz Marinho (PT) – foi lembrado por 22,57% (84.768) do eleitorado. Os peemedebistas foram aliados do petismo durante os dois governos da legenda. No governo Marinho, inclusive, Tunico assumiu a Secretaria de Relações Internacionais. Deixou o cargo no início do ano para asfaltar candidatura ao Paço.

O petismo ainda tentou, sem sucesso, atrair o PMDB para o arco de alianças de Tarcisio. Tentativa essa corroborada pelo único vereador da legenda, Gilberto França, que perdeu a reeleição no dia 2.

De acordo com Tunico, o processo eleitoral foi fundamental para resgatar o nome da legenda no município. Ele lembrou que o partido não liderava candidatura própria na cidade desde o pleito de 1988 – na época com o ex-prefeito Tito Costa e que acabou vencido por Mauricio Soares (hoje no PHS). Citou ainda que a meta a partir do fim da eleição é reorganizar a sigla aos próximos pleitos.

“Tenho 25 anos de vida pública e nunca tinha votado no PMDB. Esse desafio que encaramos foi importante para nós mesmos. Marcamos posição. A partir disso, vamos construir outro ciclo, fortalecendo o PMDB, promovendo nossos nomes em futuras disputas”, considerou Tunico. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;