Esportes Titulo Expectativa
Seleção Brasileira tenta manter ótimo momento sem Neymar

Atacante está suspenso do jogo contra
Venezuela, em teste para time de Tite

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
11/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Mowa Press


Tite e a Seleção Brasileira terão chance de provar hoje, às 21h30, contra a Venezuela, pelas Eliminatórias, que não são dependentes de Neymar. Missão árdua, já que, naturalmente, os ataques da equipe passam pelos pés do craque do Barcelona, que verticaliza o jogo e imprime velocidade, quase sempre pegando o sistema defensivo dos adversários desprevenido.

Willian foi o escolhido para ocupar vaga de Neymar, suspenso pelo terceiro amarelo, mas a responsabilidade vai recair sobre todo o sistema ofensivo. A expectativa é que o Brasil perca em intensidade, mas que consiga compensar com bom toque de bola e enfiadas aproveitando a movimentação de Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

Por sorte, Neymar fica ausente justamente no jogo, teoricamente, mais tranquilo das Eliminatórias. A Venezuela vive péssima fase e é a única seleção que não venceu depois de nove jogos, mas recentemente arrancou empate contra a Argentina. Peñaranda, 19 anos, vem chamando a responsabilidade e fez grande duelo com o Uruguai, na última rodada, quando desperdiçou várias chances de gol e a Venezuela tomou 3 a 0.

Se perdeu Neymar, Tite não pode perder o que já construiu desde sua chegada à Seleção Brasileira, que é a movimentação e o bom toque de bola. Assim que o Brasil envolveu rivais e venceu os três jogos que disputou sob o comando do técnico, o que levou a equipe da sexta para a segunda posição, podendo assumir a ponta hoje, caso vença e o líder Uruguai tropece, fora de casa, contra a Colômbia.
Visto como salvador da Pátria, Tite diz que se sente pressionado. “Entendo a empolgação, as manifestações, mas me sinto pressionado. Há todo legado do trabalho anterior, a qualidade dos atletas, e isso, confesso, me traz peso excessivo. O conjunto determinou um desempenho, e se vocês (jornalistas) puderem ajudar a diluir isso vou ficar feliz. Não sou o cara, palavra de honra”, disse.

Outra novidade no Brasil será o retorno do volante Paulinho, que cumpriu suspensão automática, na vaga de Giuliano, um dos destaques na goleada sobre a Bolívia.

Filipe Luís será capitão pela primeira vez

Filipe Luís está aproveitando muito bem a chance aberta na Seleção Brasileira com a contusão de Marcelo, titular nas primeiras convocações de Tite. Além de marcar um gol nos 5 a 0 sobre a Bolívia, ele parece ter conquistado a confiança do treinador, que lhe concederá a braçadeira de capitão no duelo de hoje, diante da Venezuela.

A troca faz parte do revezamento promovido por Tite, que antes já havia escolhido Miranda, Daniel Alves e Renato Augusto nas partidas diante de Equador, Colômbia e Bolívia, respectivamente.

“Alegria, orgulho grande. Jamais, por mais que esteja 12 anos na Europa, deixei de me sentir brasileiro, de me identificar com o País, de me manter informado sobre as notícias que acontecem no Brasil. É o País que amo, que escolhi jogar. Pude optar em 2009 (quando foi convidado para se naturalizar espanhol). Usar a faixa de capitão é uma responsabilidade”, comentou Filipe Luís, que estará no cargo pela primeira vez.

Sobre a Venezuela, o jogador prevê duelo complicado. “Não existe jogo fácil. Eles atuam com menos responsabilidade e nós precisamos da vitória. A Argentina não conseguiu ganhar aqui (empatou por 2 a 2), teremos que nos defender muito bem, não cometer erros e ser muito criativos no ataque. Conheço vários jogadores da Venezuela, são ofensivos. Não vai ser fácil”, projetou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;