Setecidades Titulo
Vila Alice quer quebrar jejum de sete anos
Por Roberta Nomura
Especial para o Diário
26/01/2005 | 14:09
Compartilhar notícia


Para quebrar um jejum de sete anos sem título no Carnaval de Santo André, a Mocidade Fantástica de Vila Alice entrará na avenida com o tema-enredo Contradição na Terra do Sol. A poluição dos rios, a devastação da floresta Amazônica, a invasão dos mananciais e outras questões referentes ao meio ambiente serão mostrados pelos foliões na passarela do samba.

Segundo o presidente da escola, Décio Cardoso, a preocupação deste ano é para que as falhas da harmonia ocorridas no ano passado não se repitam. "Em 2004, algumas alas ficaram fora do lugar programado e isso tecnicamente prejudicou muito a escola. Além disso, alguns componentes acabaram se vestindo na própria avenida, por causa da chuva", conta.

Para apresentar o samba-enredo, composto e escolhido pelo carnavalesco Noni, a Vila Alice contará com três carros alegóricos. O abre-alas representa a fauna e a flora da Amazônia. O segundo carro mostrará as empresas poluidoras e o terceiro apresentará a devastação global. Ao todo serão nove alas, com mais de 400 componentes. "Pretendemos sair com bem mais integrantes do que os exigidos pela Liga, que é 270", explica Cardoso.

Entre as dificuldades da escola, o presidente da Mocidade Fantástica de Vila Alice destaca o baixo valor da subvenção dada pela Prefeitura: R$ 20 mil. "Esse é um problema enfrentado por todas as escolas. Nós, por exemplo, fomos campeões em 1996 e nossa verba foi de R$ 39 mil. Enquanto a subvenção diminuiu, o preço de todos os produtos usados para a confecção de fantasias e carros alegóricos aumentaram."

Mesmo assim, Cardoso afirma que está quase tudo pronto. A duas semanas do Carnaval, falta finalizar apenas os carros alegóricos. "O dinheiro acabou, mas vamos correr atrás do material com poucos recursos. Para isso, buscamos patrocínio de comerciantes e empresários." Ele diz ainda que este é o período de maior correria. Para terminar tudo a tempo, a comunidade trabalha mais de 12 horas na sede da escola.

Fundada em maio de 1980, o presidente da agremiação verde e branca diz que a dificuldade hoje também é agregar os novos componentes à velha guarda. "Por causa do descaso e pela falta de colaboração, os integrantes foram abandonando a escola. Pedimos que a velha guarda volte para dar novo fôlego, porque sem eles não somos nada", diz Cardoso. Hoje, a velha guarda não tem mais do que 30 integrantes.

A escola, que já venceu o Carnaval oito vezes, será a terceira a entrar na avenida Firestone, no domingo, a partir das 22h20. O desafio é quebrar um jejum de sete anos sem conquistar um título. Os interessados em participar do desfile da Vila Alice podem se dirigir à quadra da escola, localizada na avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira 155.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;