Memória Titulo Memória
As eleições estão chegando. Era 1916!
Ademir Médici
01/10/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Eleições municipais em 2016, as sete cidades do Grande ABC a postos. E há 100 anos? Tudo era diferente. O Grande ABC de então era formado por um único município, chamado São Bernardo, sem o ‘do Campo’ no nome. O Partido Republicano prevalecia. Havia a Sede (Vila de São Bernardo) e os Distritos de Santo André, Ribeirão Pires e Paranapiacaba. Articulava-se a criação de um quinto distrito: São Caetano.

O diretório político do Partido Republicano local, em setembro de 1916, acabara de formar a chapa para as eleições de 30 de outubro.

Para vereadores: Augusto Gomes Pinto, Saladino Cardoso Franco, Antonio Joaquim de Lima, Serafim Constantino e Godofredo da Camara Genofre. Reserva-se um lugar a ser disputado pela minoria.

Também se apresentava a chapa dos juízes de paz: para a Sede, capitão Cândido Mariano Galvão Bueno, tenente Manuel J. de Lima e Antonio Caputo; Santo André, Dr. Christovam Colombo da Gama, Victorino Dell’Antonia e Décio P. Mattos; Ribeirão Pires, capitão Antonio Nunes Vieira, Alfredo de Godoy Barros e João Carpinelli; Paranapiacaba, João Manuel Antunes, Faustino da Silva e José Maria de Figueiredo.

Os Flaquer e os Franco dominavam a política local. E o capitão Mario Flaquer era muito cumprimentado: completava mais um aniversário em 1º de outubro, há 100 anos. Que viessem as eleições, cujos resultados eram sempre muito previsíveis.

Em 1º de outubro de
1931 – Regulamentado o serviço de auto-ônibus de São Bernardo, hoje Grande ABC.
Criado o primeiro horário de verão brasileiro (decreto 20.466), conhecido como ‘Horário de Economia de Luz no Verão’.
1946 – Dirceu da Silva Real nasce em Paranapiacaba, no terceiro patamar. Fotógrafo, artesão e pesquisador da memória.
1956 – Lançado o semanário A Vanguarda, em Rudge Ramos, hoje Folha do ABC.
1961 – Termina a greve dos motoristas em Santo André.
Clube Bochófilo de Santo André inicia campanha para a construção de sede própria.
News Seller, antecessor do Diário, organiza o concurso ‘Embaixatriz Estudantil 61’.
1981 –Grupo Tarancón faz o show Bom Dia, na Metodista, em São Bernardo.

Hoje
Início da Semana da Vida
Dia Nacional dos Vereadores
Dia Internacional do Idoso
Dia Mundial do Vegetarianismo
Dia do Vendedor
Dia do Viajante (ou agente) Comercial (instituído em 1937)

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 1º de outubro de 1986 – ano 29, edição 6252
Manchete – SNI antecipa derrota de Quércia ao governo do Estado. Eleição seria em 15 de novembro, e o prognóstico, ou torcida, do Serviço Nacional de Informação estava errado.
Automobilismo – GM apresenta a nova linha Monza para 1987.
Campeonato Paralelo – No Bruno Daniel: Santo André 0, Juventus 0.

Nas ondas do rádio
Viagem no tempo – Internet: www.viagemnotempo.net. Produção e apresentação: Marcelo Duarte.
Aos domingos, Momento Jovem Guarda, das 10h às 11h.

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. No estúdio, a entidade MAT (Movimento Amor e Trabalho), de Rudge Ramos, representada por Marilda Gasparini de Souza (presidente) e Regina Helena Soares Vieira (tesoureira). Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Será focalizado o grupo vocal mais afinado do Brasil, segundo os entendidos, os Titulares do Ritmo, descritos pelo jornalista Milton Parron, diretor do Cedom (Centro de Documentação e Memória da Bandeirantes):

Eram seis. Todos se foram. O conjunto tinha sido desfeito há muitos anos e eu consegui reunir em 1996 os quatro remanescentes, dois deles já tinham falecido.

Uma particularidade, além da afinação e do bom gosto na escolha do repertório, é que todos eram cegos. Pessoas do bem, geniais, estimadas por todos que conviveram com eles e eu tive essa felicidade nos meus tempos de Jovem Pan, ainda na Avenida Miruna, onde também estavam localizadas a TV Record, Rádio Record e Rádio São Paulo, todas do grupo Emissoras Unidas, do Dr. Paulo Machado de Carvalho.

Havia um programa na TV Record, aos sábados, às 21h, chamado Astros do Disco, apresentado por Randal Juliano e numa outra época por Hélio Ansaldo. Várias vezes eu cruzei com os ‘Titulares’ nos bastidores daquele programa e eles te identificavam a um simples “boa noite”. “Chegou nosso amigo Parron”, era a saudação habitual respondendo ao meu boa noite. Vozes e audição maravilhosas.

No Memória deste fim de semana apresentaremos histórias do conjunto e muitas músicas de seu repertório. Muitos dos discos foram prensados nas gravadoras Odeon e Copacabana, que ficavam em São Bernardo. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Meio século no ar. E uma homenagem do ouvinte Miguel Barbosa Lopes, de São Bernardo: “Portugal Trilha Nova, Rádio Show está no ar, começa ao meio-dia e só às 14h vai parar. É como vinho... quanto mais velho, melhor. Cinquenta anos de sucesso, meio século, sim senhor!”
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

Santos do dia
Teresa de Lisieux (ou Santa Terezinha do Menino Jesus). Religiosa francesa (1873-1897). Deixou vários escritos. Fala da chuva de rosas, representada por graças divinas.
Celebram-se hoje também os dias dos santos Milor e Veríssimo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;