Setecidades Titulo Serviço
EMTU cancela mais uma linha na região

Ônibus opera entre Mauá e São Caetano; empresa diz que fará avaliação durante 180 dias

Vanessa de Oliveira
17/09/2016 | 08:56
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


Após desativar em agosto as linhas intermunicipais 400 e, que realizavam o trajeto entre Mauá e Diadema, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) paralisa, a partir de hoje, a linha 159 Mauá (Sertãozinho)/ São Caetano (bairro Santo Antonio). Segundo a companhia, a paralisação será avaliada durante 180 dias.

A justificativa para a decisão é similar à dada no mês passado: baixa taxa de ocupação nas viagens. “Esta medida se deu em virtude da diminuição de interesse por esta linha, que transporta hoje 230 passageiros nos dias úteis. Com as 22 viagens programadas diariamente são transportados em média dez passageiros por viagem”, disse a empresa, em nota.
A EMTU explicou que os usuários das regiões do Condomínio Acibam, Sertãozinho e bairro Carlina, em Mauá, têm como opção utilizar as linhas municipais que operam com intervalos de 15 minutos nos horários de pico e fazer integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). “Já os passageiros da região do Parque São Vicente que estão próximos da Avenida João Ramalho podem utilizar as linhas metropolitanas que circulam naquela via, sete delas com ligação direta para São Caetano.”

Os moradores dessa região ficaram bastante insatisfeitos com a mudança, que foi anunciada na última hora. “Vimos cartaz no ônibus no meio dessa semana”, contou a técnica de radiologia Gleice Marçal Fabiano, 31 anos. Com a alteração, os moradores que pegavam o ônibus – muitos deles às 5h55 – na Rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, terão que caminhar 15 minutos até a Avenida João Ramalho. “Teremos que andar tudo isso, correndo o risco de ser assaltados, porque assalto aqui é o que não falta”, reclamou a recepcionista Rosa Maria Salda, 61, que pegava o ônibus para ir ao trabalho, em Santo André.

A linha já havia parado de funcionar aos sábados, em decorrência da pouca demanda, mas Gleice ressalta que durante a semana essa situação não se enquadra. “Eles falam em diminuição do interesse pela linha, mas isso ocorreu porque, três meses atrás, o ônibus não passava em horário fixo. Quando dava 6h, o pessoal não tinha mais como esperar, todos têm hora para chegar ao trabalho e iam para a Avenida João Ramalho. Mas de uns tempos para cá, estava passando pontualmente às 5h55”, falou.

A administradora Thais Luciano, 30, fez ontem a última viagem com a linha. “O ônibus estava cheio e quebrou quando chegou na Avenida Goiás, em São Caetano”, relatou. No período da tarde, ela entregou à EMTU abaixo-assinado com 307 assinaturas, pedindo a continuidade do coletivo.

A empresa declarou que os usuários da linha podem entrar em contato com a ouvidoria, através do site www.emtu.sp.gov.br, e registrar opinião sobre a questão. “Os registros também serão considerados na análise de impacto da suspensão deste serviço, que pode ser reativado ou não”, concluiu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;