Memória Titulo Música
Eles dignificaram a música de São Paulo
Ademir Medici
14/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Grandes nomes do nosso cancioneiro aqui tentamos resgatar. Viva nossos artistas.” Simples assim aparece o autógrafo de Thais Matarazzo, endereçado a esta página Memória. Sucedem-se 300 páginas com nomes, canções, situações, debates, datas que ganham vida e energia décadas e décadas depois.

Artistas Negros da Música Popular e do Rádio (São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2014) é um verdadeiro tratado que fala de Henricão e Vassourinha no samba de Osvaldinho da Cuíca. Que viaja até 1930 para encontrar Josué de Barros e Pixinguinha no samba que diz: “Vamô vadiá que a polícia não atrapalhá”.

O mesmo 1930 que em 17 de julho assinalou a fundação da gafieira Elite, à Rua Frei Caneca. O prédio ainda existe, testemunha a jovem Thais, mas quem, desta mocidade do hap, sabe o que é gafieira?

Trezentas páginas, amigos! Da mais pura emoção. Que fala, sim, dos artistas negros, como Chocolate... do Cambuci; Dionizio Barboza, o pioneiro dos cordões carnavalescos de São Paulo; Heitor dos Prazeres, Francisco Egydio, Blecaute, Ataulfo Alves, Caco Velho, Cascatinha e Inhana, Salomé Parisio, Trio Orixá, Jamelão, Zilá Fonseca, Noite Ilustrada.

Que fala de Carlos Gonzaga – hoje radicado em Capuava, Santo André – e Nerino Silva, que foi da Vila Assunção e operário na Pirelli.

Mas fala, também, de parceiros não negros, como Mário Lago, que completa um samba do Chocolate:

 

Eu te diria apaixonadamente

mil palavras suaves

como gaze

colocando discreto e suavemente

a virgula de um beijo em cada frase.

 

Prezada Thais, que coisa mais linda; a galeria dos artistas no seu auge; a galeria da São Paulo antiga; a preocupação de fotografar a placa antiga da Alameda Glete, a ‘Alameda do Samba’; a lápide da sepultura de Vassourinha no Cemitério São Paulo (Mario Ramos Almeida, Vassourinha, 16-5-1923 - 3-8-1942); o Bando da Lua ao lado de Carmen e Aurora Miranda, Almirante e outros numa foto no estúdio da Rádio Cultura de Poços de Caldas em 1939.

O livro da Thais traz para os dias presentes um debate realizado em 1941. O jornalista Urbano Reis, de um semanário chamado Programa das Irradiações, fez uma enquete entre artistas do rádio para saber as razões de as músicas dos compositores paulistas não gozarem de tanta popularidade como as cariocas entre os intérpretes. Quebrou o pau. E a rivalidade Rio São Paulo ganhou novos contornos.

Este livro da Thais centra-se em São Paulo, com canjas para outras praças. Para nós, revela Vassourinha, “o cantor da Barra Funda”, que partiu tão jovem. Mas revela mais, muito mais. Carnaval 2017, “aguenta as pontas”. Artistas Negros da Música Popular e do Rádio será o guia desta página Memória.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Presidente Prudente. Data da fundação: 14-9-1917. Fundador: coronel Francisco de Paula Goulart.

A estrada de ferro Sorocabana chega à cidade em 1919.

Oficialmente o município é criado em 1921. Presidente Prudente ocupa as terras desmembradas dos municípios de Conceição de Monte Alegre (já extinto) e Campos Novos Paulista.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 14 de setembro: no Paraná, Andirá e Pérola; no Rio de Janeiro, Laje do Muriaé; em Minas Gerais, Malacacheta; em Alagoas, Olho d’Água do Casado; na Paraíba, Pilar; no Mato Grosso, Sinop; e no Rio Grande do Sul, Viamão.

 

Diário há 30 anos
Domingo, 14 de setembro de 2016

Manchete – Sarney (presidente da República) garante firmeza para renegociar a dívida

Política – Grande ABC tem 29 nomes à Constituinte: são os candidatos a deputado federal; lançados por nove partidos às eleições de 15 de novembro.

 

Em 14 de setembro de...
1916 – M. Rango D’Araçona, residente em São Bernardo, profere palestra sobre a intervenção da Itália na guerra europeia. A palestra foi feita na Sociedade de Mútuo Socorro Savoia, atual Ítalo-Brasileira de Santo André.

A guerra. Do noticiário do Estadão: entrada da Romênia na guerra impõe a saída da Grécia da neutralidade.

1971 – Prefeitura de Santo André inicia as obras de construção da Avenida Perimetral, hoje denominada Avenida Perimetral Edson Danilo Dotto.

Para evitar atrasos, foram previstas pesadas multas para qualquer infração de contrato.

E a primeira parte da via, ainda sem o Viaduto Juscelino Kubitschek, ficou pronta mais ou menos dentro do prazo. Modernizava-se Santo André.

Nota – As providências de 45 anos atrás para evitar atrasos nas obras públicas, e todos os inconvenientes que isso acarreta, deveriam servir de exemplo aos atuais governantes. São modernos e avançados os governantes deste ano de 2016? Não parece. Modernosos, talvez...

1981 – Rede Ferroviária Federal desativa a estação da Eletrocloro. E informa que a estação no Parque das Américas, em Mauá, somente será inaugurada em 1982.

 

Hoje
Dia do Frevo.

Igreja celebra a festa da ‘Exaltação da Santa Cruz’. A festa se liga à dedicação de duas basílicas construídas em Jerusalém. Uma das basílicas foi erigida no lugar em que Jesus Cristo foi sepultado.

 

Santos do Dia

São Materno foi o primeiro bispo da história cristã da cidade de Colônia, na Alemanha. Viveu no século 4. É venerado pelo povo germânico e suas ações estão estampadas nos vitrais da Catedral de Tréveres, que também abriga seus restos mortais.

 

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

 

Rósuka

Noteburga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;