Nacional Titulo
Cetesb vai fiscalizar fumaça de caminhoes
Do Diário do Grande ABC
10/05/2000 | 09:47
Compartilhar notícia


A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) desenvolverá até o dia 31 de agosto a "Operaçao Inverno 2000". A medida é desencadeada rotineiramente nesta época do ano, quando as condiçoes meteorológicas sao desfavoráveis à dispersao de poluentes na Regiao Metropolitana de Sao Paulo. Todos os dias, equipes da Cetesb estarao nas ruas para fiscalizar os veículos a diesel que emitirem fumaça preta acima dos limites permitidos. A multa é de 60 Ufesps (R$ 556,20), sendo que este valor dobra em caso de reincidência.

"É importante que os cuidados com a manutençao do motor e regulagem dos dispositivos que influenciam a queima de combustível sejam redobrados para diminuir a emissao de fumaça preta", recomenda o diretor de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental da Cetesb, engenheiro Primo Pereira Neto. O técnico assinala que, com a utilizaçao a partir de 1998 do óleo diesel metropolitano fornecido pela Petrobras, com teor máximo de 0,2% de enxofre, diminuiu a emissao de poluentes na atmosfera por veículos comerciais.

De acordo com a Cetesb, em 1996 metade da frota emitia fumaça preta acima dos padroes considerados aceitáveis pela legislaçao ambiental. Em 1997, este índice caiu para 30%. Em 1998, constatou-se uma reduçao para 20%. O objetivo da Cetesb era que esse percentual caísse para 9% no ano passado. A reduçao segundo a Cetesb, se deve à melhoria da regulagem de motores da frota comercial. O Programa para a Melhoria da Manutençao de Veículos Diesel, inaugurado em novembro de 1998, conta atualmente com 91 oficinas credenciadas na Cetesb, especializadas na reparaçao de motores que utilizam este combustível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;