Setecidades Titulo Prevenção
Região recebe 90 mil vacinas contra gripe

Ministério da Saúde libera reserva técnica e Pasta estadual distribui doses ao Grande ABC

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Secretaria de Estado da Saúde encaminhará hoje ao Grande ABC mais 90 mil doses da vacina contra a gripe, que deverão ser utilizadas principalmente para garantir a segunda imunização às crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que não receberam nenhuma dose da vacina contra a gripe em anos anteriores. Para garantir a proteção, elas precisam ser imunizadas duas vezes em um intervalo de 30 dias.

Segundo a Pasta estadual, o lote encaminhado faz parte da reserva técnica do Ministério da Saúde, responsável pelo envio das imunizações para todo o País. O órgão federal confirmou e explicou que a remessa era mantida para emergências e agora foi totalmente distribuída aos Estados.

A campanha de vacinação termina hoje, mas, com as vacinas disponíveis, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) podem seguir atendendo a população prioritária. Não há informações sobre a quantidade de doses que cada uma das sete cidades receberá. Em Santo André, por exemplo, a previsão de imunização com a segunda dose é de 6.997 crianças, das quais 5.260 têm entre 6 meses e menos de 2 anos e 1.737, 2 anos e menores de 5 anos.

A população do Grande ABC tem sofrido com a falta de vacinas na rede pública. Também há ausência de doses na rede particular e, quando há, podem custar até R$ 130 e também estão restritas às crianças.

A gripe Influenza A, causada pelo vírus H1N1, matou 19 moradores do Grande ABC neste ano, conforme o Diário noticiou ontem. Das vítimas fatais, nove residiam em Santo André, seis em São Bernardo, duas em Mauá, uma em Ribeirão Pires e uma em Rio Grande da Serra. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;