Política Titulo Região
Janela provoca 1/4 de trocas partidárias entre vereadores da região
Por Leandro Baldini
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A janela partidária, brecha na Legislação eleitoral do País para que políticos pudessem migrar de agremiações sem o risco de perda de mandato, foi encerrada ontem e provocou impacto de um quarto entre os 142 vereadores da região. Ao todo, 39 parlamentares, ou 27,5%, deram baixa em suas legendas. Nem todos confirmaram o futuro político, uma vez que o ingresso em nova sigla pode ser feito até 2 de abril – seis meses antes do período eleitoral –, conforme prevê legislação.

O troca-troca partidário no Grande ABC se caracterizou por estratégia de campanha, visando composição de grupos para o pleito municipal de outubro. A exceção ficou por conta dos vereadores Roberto Rautenberg – de Santo André e que trocou o PTB pelo PRB – e em São Bernardo com Marcelo Lima, que deixou o PPS pelo Solidariedade. Ambos, confirmaram trocas anunciando projeto de pré-candidatura ao Paço. No entanto, são vistos com desconfiança nos bastidores, podendo desistir para compor vice de determinados quadros já colocados.

Ainda em Santo André, outra mudança a chamar a atenção foi a do vereador Sargento Juliano, que deixou o PMDB depois de 19 anos de filiação. Ele ainda não revelou seu futuro, porém, tenta compor dobrada com o projeto do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB). Seu destino pode ser a sigla socialista.

Em São Bernardo, as modificações ficaram caracterizadas pelas baixas na base de sustentação do prefeito Luiz Marinho (PT). Das oito trocas partidárias, seis foram para impulsionar candidaturas da oposição, que serão lideradas pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e pelo deputado federal Alex Manente (PPS).

Em São Caetano, a mudança de posicionamento das legendas na disputa pelo Palácio da Cerâmica provocou a saída de oito vereadores. A fim de permanecerem na base do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), parlamentares do PSD e do PSB utilizaram a janela partidária. A mais destacada foi a de Pio Mielo, que trocou o PT pelo PMDB, alegando descontentamento com o petismo.

O município de Diadema, administrado por Lauro Michels (PV), foi o que menos utilizou a janela, contabilizando apenas uma alteração. O vereador licenciado Marcos Michels, também secretário de Educação, mudou do PV para o PSB. O plano é reforçar o arco de aliados do primo-prefeito.

As mudanças partidárias em Mauá começaram a se desenhar antes mesmo da abertura da janela. O oposicionista Edgard Grecco trocou o Pros pelo PSDB. Depois o ingresso do deputado estadual Atila Jacomussi no PSB (ex-PCdoB) culminou na saída de Osvanir Carlos Stella, o Ivan, e Luiz Alfredo dos Santos Simão da sigla socialista – foram para o PTdoB. O partido trabalhista também filiou Sandra Regina Vieira, que deixou o PMDB depois de a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) sinalizar desistência da candidatura ao Paço.

Em Ribeirão Pires, o prefeito Saulo Benevides (PMDB) e o rival Adler Kiko Teixeira (PSB) formalizaram dois apoios cada um, das cinco trocas ocorridas. Já em Rio Grande da Serra, as três modificações contabilizam aumento no arco de aliados do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;