Internacional Titulo
ONU aprova tribunal para julgar rebeldes de Serra Leoa
Por Do Diário do Grande ABC
14/08/2000 | 14:28
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança da ONU (Organizaçao das Naçoes Unidas) aprovou, nesta segunda, por unanimidade a instalaçao de um tribunal internacional para julgar os rebeldes de Serra Leoa acusados de assassinar milhares de civis e seqüestrar centenas de capacetes azuis da ONU.

A resoluçao, auspiciada pelos Estados Unidos, nao identifica nenhuma pessoa ou grupo como suspeito desses crimes, mas está aberto o caminho para julgar Foday Sankoh, líder da Frente Unida Revolucionária, e seus principais colaboradores.

Sankoh, que foi anistiado por crimes de guerra em um acordo de paz firmado no ano passado, foi detido em Freetown, capital de Serra Leoa, no dia 17 de maio e ainda está nas maos do Governo.

A resoluçao do Conselho de Segurança diz que a ONU nao admite a anistia dos delitos de genocídio, crimes de guerra, nem sobre outras graves violaçoes dos direitos humanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;