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Troca de presentes
mantém comércio aquecido
Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
29/12/2010 | 07:10
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O Natal já passou, mas, mesmo assim, as lojas da região continuam lotadas de clientes. Agora, o que continua movimentando o comércio são as trocas de presentes. Comerciantes dos famosos calçadões do Grande ABC - Coronel Oliveira Lima, em Santo André e Marechal Deodoro, em São Bernardo - afirmam que cerca de 60% dos itens comprados para presente todo ano acabam sendo trocados.

Por conta disso, o comércio permanece aquecido durante a semana que antecede o Ano- Novo. Bom para alguns dos lojistas entrevistados pelo Diário, que registraram queda nas vendas em relação ao mesmo período em 2009. "Projetava ter faturamento 30% maior do que no ano passado. No entanto, tive queda de 3% nas vendas", conta Aneliza Naves, gerente de uma loja de artigos de surfe, em São Bernardo.

Nesses casos, principalmente, as trocas são bem-vindas. Segundo a gerente, além de muitas vezes o cliente levar um item a mais, acaba escolhendo peça de maior valor. "Esta semana está melhor do que a que antecedeu o Natal. As chuvas atrapalharam bastante. Essa é a desvantagem do comércio de rua, que acabou perdendo movimento para os shoppings, que ainda contam com estacionamento."

Numa loja de bolsas e acessórios não foi diferente. Também instalado no Centro de São Bernardo, o estabelecimento vem trocando, até agora, 40% do que vendeu no Natal. "Os clientes sempre levam algo a mais e escolhem produtos mais caros. Acaba sendo uma oportunidade de aumentarmos nosso lucro", conta a gerente da loja Taisa Monteiro.

A economista Marizete Brito, 36 anos, sempre faz isso. "Não consigo economizar nessas horas. Já que saio de casa para fazer uma troca, aproveito para ir à compras mesmo. Vou à loja com uma peça e saio com a sacola cheia."

A vendedora responsável por uma loja de jeans em Santo André Cintia Santana afirma que metade dos presentes são trocados nesta época do ano. "Muita gente participa de amigo-secreto e nem sempre conhece bem o gosto da pessoa que tirou", justifica. "Geralmente, o cliente troca o produto por outro até R$ 20 mais caro."

É o caso da estudante Francieli Silva, 17, que ganhou uma blusinha no amigo-secreto. "Vou trocar a cor e o tamanho da peça, mas dependendo da lábia do vendedor, posso até levar um shorts também."

Outro estabelecimento voltado a vendas de brinquedos e itens de papelaria repetiu o faturamento de 2009. "Nem mais, nem menos. Acredito que as chuvas nos atrapalharam neste ano", diz o gerente Leandro Spadaccini. Ele conta que nesta semana as pessoas trocam muitos brinquedos que os filhos ganham, mas que são ‘repetidos'.

Compras pela internet movimentam R$ 2,2 bilhões

 

O Natal fez o comércio de fim de ano crescer no e-commerce brasileiro. Segundo a e-bit, empresa especializada no setor, entre 15 de novembro e 24 de dezembro foram movimentados R$ 2,2 bilhões em vendas de bens de consumo no País. Esse valor representa acréscimo de 40% em relação ao mesmo período de 2009, quando o faturamento para a data sazonal foi de R$ 1,6 bilhão. Ao todo, foram realizados mais de 6 milhões de pedidos neste intervalo de tempo.

A categoria campeã de vendas foi a de eletrodomésticos, seguida por informática, saúde, beleza e medicamentos. Livros e eletrônicos ficaram na quarta e na quinta colocação, respectivamente. O tíquete médio ficou em R$ 370.

O pico do comércio ocorreu no dia 14, quando foram realizados 224 mil pedidos. Em 2009, o auge foi dia 16, com 150 mil pedidos.

 




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